16/06/08

Que nervos

Não consigo compreender a hesitação de alguns profissionais em aceitar que eu quero que a Cathy tenha mais intervenção nas diferentes áreas.

Além do apoio educativo e da TO, considero que agora está na altura de iniciar a terapia da fala.

Para tal, pedi à TF do hospital que iniciasse o processo para pedir o subsídio à segurança social.

Sei muito bem que logo à partida ela não o queria fazer. Falou com a TO da Cathy ao telefone e sei muito bem que o que a TO lhe disse foi que a TF não era o mais importante neste momento, mas não o desaconselhou.

A conversa das duas ao telefone foi longa, e eu a ouvir consegui perceber o rumo que as coisas estavam a tomar. Só dizia para mim própria "calma, ouve primeiro o que ela te vai dizer e depois argumenta calmamente, mas não te cales que é a tua vez de falares".

Assim foi. Desligou o telefone e diz-me "está a ver mãe, é por isso que eu queria falar com a TO, ela não acha que a TF seja o melhor para agora".

Controlei-me mas despejei tudo cá para fora. Mas como é? 3 h somadas de intervenção semanal são suficientes? Está-me a dizer isso a mim que sou mãe? Que sei que ela tem tanto para aprender e quer aprender! E no fim, alguém se vai virar para mim e dizer que não investi o suficiente!
Ouve a opinião da TO (que não é bem assim porque não desaconselhou) e os pais, não têm palavra?

Tentou demover-me com uma reavaliação em Janeiro. Só podia ser piada, com um processo a iniciar-se em Janeiro, ficava tudo adiado para o próximo ano lectivo.

Fui peremptória, já que nao tinha nada a perder e afirmei que eu ia contratar uma TF achassem bem ou mal. O subsídio era um direito que eu tinha, é para isso que desconto, mas se não quiser dar andamento ao processo, paciência, ponto final.

Enfim... ela ouviu e calou, devo te-la vencido por exaustão porque duvido que a tenha convencido que não pode tratar assim os pais e os casos que não conhece mas avalia tão superficialmente.

Agora dizem-me que afinal nem precisava de ter lá ido, havia mais gente que poderia ter dado início a este processo. Pronto, deixa estar, pelo menos pude dizer umas quantas coisas e assim para um próximo embate (que vão haver mais concerteza) já estou mais confiante.

9 comentários:

K disse...

Ainda bem que tu não precisas de terapia da fala LOL a mulher até deve ter dito mal da vida dela ;) É isso mesmo, Andreia, aconteça o que acontecer, não deixes de lutar pelo que consideras necessário, ao menos a tua consciência não te incomodará! Deve ser tão difícil lidar com tudo isso, meu Deus... elas bem que podiam simplificar as coisas aos pais! Bjs de força!

Estrunfina disse...

Kya,

Desta vez não me ia calar mas custou-me. Estava tão enervada que até sentia os músculos dos braços a tremer nunca tal me tinha acontecido.

Acho que o que estava mesmo em causa é que aquela mulher não acreditou na minha filha, e passou-me a idéia de ser tempo perdido. A avaliação que ela lhe fez há um mês deu-me vontade de gritar com ela. Sendo a Cathy autista, a probabilidade de responder a uma pergunta é bem pequena, imagina a três perguntas seguidas! Isto lá é coisa de uma TF que segue meninos com problemas de desenvolvimento? Nem sabo o que é o PECS!

Se eu fosse menos culta, provavelmente comia e calava e quantos já o devem ter feito...

Anónimo disse...

Bolas. É preciso suar e sofrer para conseguirmos que cumpram os nossos direitos. Mas porque é que tudo tem de ser complicado? O percurso dos nossos meninos depende muito das pessoas que formos encontrando... Umas mais sensíveis, outras só pensando em gastos. Espero, genuinamente, que apareçam mais fadas do que bruxas. Isa

Filipa disse...

É assim mesmo! Não podes deixar que pessoas como essa senhora se atravessem no caminho da Cathy e compliquem em vez de ajudar.

É dura a tua missão. Mas pelo menos os progressos da Cathy mostram que estás no caminho certo.

Força.

Beijinhos,
Filipa

Mel disse...

Olá, pelo que tenho lido no seu blog, a Cathy já vocaliza muito e tem intenção comunicacional. Assim, não desista, invista mesmo e já na terapia da fala. Eu tb tenho um menino com PEA, tem 4 anos ( faz 5 em Julho) e tive de insistir para começar a terapia da fala. Claro que é particular e as objecções que me lavantavam era de aguardar que ele tivesse essa intenção comunicacional ou poderia ser muito frustrante para a criança. Só lhe digo que lá fui insistindo até que acho que os venci pelo cansaço. Como queria a equipa articulada, indicaram-me um terapeuta que tem experiência nesta área, que se desloca à escola, Ou seja, faz um duplo trabalho: o meu filho não sai do ambiente escolar e assim o tempo é mais rentabilizado; por outro lado ele vai dando indicações à educadora e pessoal auxiliar. Só lhe digo que o meu filho o adora e, desde que começou a fazer terapia, começou de facto a falar! Claro que não é logo, pois no inicio o trabalho é dirigido para a compreensão dos mecanismos da comunicação, para pistas visuais, etc.
Por isso, arranje um bom técnico, já que vai pagar escolha ( eu pago 30 euros por sessão) e tente que depois se articule com os restantes técnicos que fazem intervenção com a Cathy. Boa sorte e um abraço.
Maria Anjos

Estrunfina disse...

Obrigada Maria Anjos.

Ontem não parei ;) já contactei uma TF. Ela tem 2 meninos autistas numa escola próxima da da Cathy :) disponibilizou-se para a conhecer, vai à escola e sei que faz PECS.

Eu nem referi no post mas o raio da mulher depois de passar o papel ainda quis deixar claro que a educadora do apoio é que devia nomear a TF LOL mas quem paga afinal? O que vale é que a educadora é um doce e ficou feliz por eu já ter um bom contacto.

Mrs_Noris disse...

Olá estrumpfina,
O meu filho frequenta semanalmente a TF desde os dois anos e meio, por recomendação da pedopsiquiatra. Pago 24,00 euros por cada sessão de meia hora. Os serviços da ADSE reembolsam-me em 10,25 euros por sessão. A TF começou por ter de pô-lo a falar, através de fichas com imagens; hoje, já fala de forma perceptível e sem dislalias mas continua lá. Está a trabalhar a área da criatividade e do segundo sentido. Sem dúvida que valeu a pena ter investido na TF.
Vá em frente com a sua decisão.
Bjs.

AnaBond disse...

ai que nervos....

cathy, se quiseres manda-me um mail.
um dos amiguinhos do meu joão tem como mãe uma TF... se quiseres outro contacto, avisa. posso tentar falar com ela.

abraços e muita força. tu bem sabes a menina linda e que quer aprender que está do teu lado...
força nisso.

(e realmente, acho que eles querem é demover sempre alguém... sempre são menos 'gastos' para o estado, digo eu. que tristeza)

Anónimo disse...

Olá

Eu sou Terapeuta da Fala e não poderia ficar mais triste e revoltada com o que acabei de ler. Felizmente, nem todos os TF's são iguais e há muitos por aí que se preocupam e interessam realmente pelo desenvolvimento das crianças, tenham elas autismo ou não. Como em tudo, há bons e maus profissionais.
Não desista nunca! Lute pelos direitos da sua filhota, como vejo que tem feito. A Terapia da Fala é um apoio importantíssimo e que traz benefícios enormes para a qualidade de vida dos autistas.

Desejo-lhes tudo de bom