11/06/08

Ela vai aprendendo e surpreendendo

Íamos a entrar em casa quando a Cathy recua uns passitos, aponta para uma porta e começa a soletrar G…A… passa a mão por cima do S, não se estava a lembrar do nome da letra e eu, efusiva, digo S! Lê-se GÁS amor.

Por vezes, de repente ela começa a soletrar lindamente (sem ter o suporte visual) as palavras KANDOO e DODOT.

Já conhece perfeitamente os números de 1 a 10 e ainda arrisca dizer mais alguns até ao 20. Se lhe pedir para contar um conjunto, ela já sabe o que é para fazer.

Ontem surpreendeu-me. A tal falta de tempo tem-me impedido de treinar o PECS como era suposto. Ontem tentei a minha sorte. A fase em que estamos é para ela identificar o que ouve, com o símbolo Eu ouço. Está a ser difícil, ela parece não ter interesse nesta actividade e ou não me liga nenhuma, ou tenta brincar com o brinquedo que uso para ter o som de um cão a ladrar.

Já há duas semanas que não voltava a esta fase do PECS, que na verdade só fez 2 ou 3 vezes. A surpresa foi que, logo na primeira tentativa, ela construiu a frase certa Eu ouço + cão e disse-a. Pensei que se ia confundir e dizer eu quero, mas disse ouço. Lembrou-se passado tanto tempo que era isso que lá estava escrito!
Enfim, foi vez única porque nas tentativas seguintes ela levantava-se e ia para outro sítio. Eu ia atrás, sentar-me ao lado dela e passados 2 segundos a D. Cathy voltava a ir para o lugar onde estava antes, querendo claramente dizer que não estava interessada nesta actividade. Desisti, claro...

Está com uma ecolália fantástica. Será mau se ainda a tiver daqui a alguns anos, mas neste momento é uma delícia ouvi-la repetir o que dizemos e até palrar espontaneamente coisas que não compreendemos.

Muito meiga a minha menina, continua a brindar-me com um olhar de felicidade tão grande que me sinto a mulher mais feliz do Mundo a empurrar-lhe o baloiço no parque "Estica, encolhe, estica, encolhe..." diz mais do que faz, mas já vai dando o jeitinho :)

2 comentários:

Anónimo disse...

A tua menina está a evoluir. Pouco faltará para falar sem repetir, vais ver. Quanto às birras, há miúdos mais teimosos. O meu está no médio e já me esgota as forças, por vezes. Mas passa, não é? E nós temos que fazer Yoga improvisado para relaxar e ganhar paciência extra. Isa

AnaBond disse...

Que linda...

e olha, o meu não identifica quase letras nenhumas, nem se interessa.

beijo grande.