30/03/09

Relações fraternas

As relações fraternas nem sempre são fáceis e têm de ser bem geridas pelos pais, que mesmo inadvertidamente podem ser os responsáveis pelo relacionamento difícil entre irmãos.

Eu tento ser neutra. A Cathy não tem de ser tratada de forma diferente por ser autista (ela sabe distinguir bem o certo e o errado) e o Tiago não tem que acarretar o peso de ter uma irmã autista.

Para já, acho que o relacionamento deles é muito bom. O Tiago chateia mais quando a mana está a fazer uma actividade com alguma sequência: destrói, rouba uma peça, etc. e ela retalia, como deve ser pois claro. Ralho com ele porque está a ser mau e a ela lembro-lhe que não pode bater.

A parte que eu gosto de ver (como ontem) é que a Cathy não sai de um sítio se o irmão continuar lá. Tem de o levar com ela. Ontem ela estava num Shopping e queria ir para o outro piso. Assim que eu disse para irmos para as escadas foi buscar o mano quase de arrastão :D

Gostei destes textos:

Relações fraternas de irmãos de pessoas com deficiência - Parte I

Relações fraternas de irmãos de pessoas com deficiência - Parte II

5 comentários:

Mrs_Noris disse...

É uma alegria ter irmãos. :)
O meu filho adora destruir o trabalho alheio, não sei se por ser filho único ou se terá antes a ver com a impulsividade que lhe foi agora diagnosticada. Rasga os desenhos, deita os legos abaixo, salta para cima dos castelos de areia, etc...simplesmente não suporta que o outro seja o centro das atenções. Tenho de estar sempre alerta para segurá-lo e ralhar persinto as suas intenções de destruição. Irra geniozinho dificil de endireitar...
Beijos.

Mrs_Noris disse...

Quis dizer:
Tenho de estar sempre alerta para segurá-lo e ralhar-lhe assim que persinto as suas intenções de destruição.

Estrunfina disse...

Noris,

Há coisas que são mais fortes que eles ;)
O Tiago põe a cara mais distraída do mundo e passa exactamente por cima do que a Cathy está a fazer.
Com diagnóstico ou perfeitamente normais temos de ter muita paciência e educá-los.

Um grande beijo

Mina disse...

Andreia

A pouca diferença de idades cria sempre uma maior entrusamento entre os irmãos. No caso dos meus isso já não se verifica e o entendimento já não é tão facilitador.
A irmã apesar de muito mais nova, tem sempre uma grande supremacia sobre ele. E eu confesso sou um pouco a defensora dele, até porque não sei até que ponto ele sabe na prática distinguir o certo do errado. Na teoria , sei que sabe perfeitamente, mas também sei que é altamente manipulável, e se lhe disserem , que o ele está a fazer é bem feito?!...Mesmo que seja mal!...Ele acredita!...
Bjocas

Estrunfina disse...

Mina,

Percebo o que diz. Em circunstâncias bastante diferentes aconteceu-me o mesmo. Quando estava com os meus primos mais velhos fazia todo o género de disparates mandada por eles, rsss rsss.

É claro que aí temos de proteger quem é mais vulnerável e fazer vista grossa ao outro ;)

bjs