09/01/09

Pulos

A Cathy tem andado doentinha nestes últimos dias mas tem-nos surpreendido a falar muito mais que o normal.

Ela já teve fases em que dizia mais facilmente o que queria. Sei que ela sabe dizer muita coisa mas ultimamente parece que se recusa a falar, temos que arrancar uma ou duas palavritas a saca-rolhas.

Não sei se é por estar em casa com o pai mas esta semana soltou-se mais, notámos mesmo um maior contacto visual.

Antes de a por na cama estava a conversar com o meu pai enquanto ela cantava alegremente a música do coelhinho, e conseguíamos perceber muito bem as palavras que dizia.

Foi nos primeiros meses do ano passado que ela deu um grande pulo no desenvolvimento, quem sabe não dará agora outro?

Voltei a insistir com os PEC's sobretudo para ir à casa de banho. Tenho a certeza que se conseguirmos sistematizar as idas à casa de banho associando-as ao respectivo símbolo ela própria o irá tirar quando sentir necessidade. É uma questão de tempo e acreditar.

1 comentário:

Anónimo disse...

olá estrumpfina,
o meu nome é Ana Queiroz e soube há alguns dias que o meu filho tem perturbação do autismo. A Dra. aconselhou-me a arranjar figuras para poder comunicar como meu filho. Já investiguei muito e gostava de saber como funciona o PECS.
se puderes dar-me alguma informação agradeço.
Obrigada
anapaulalourenco@hotmail.com