08/01/09

EU!

- Quem é bonito?
- EU!

Ultimamente e cada vez mais, o "Eu" tem substituído o "Tiago".

Não percebo muito de psicologia, mas entendo isto como uma marca no desenvolvimento, uma tomada de consciência de si próprio como um indivíduo.

Há de certeza textos melhores que este, mas foi o melhor que encontrei numa busca pela net:


"(O egotismo) representa o momento (aos 2-3 anos de idade) em que a criança se distingue EU, deixa de referir-se a si mesma pelo nome próprio, vê-se definitivamente como UM, uma unidade, uma pessoa separada do outro. O EGOTISMO é etapa indispensável na fundação do EU, para a aquisição do auto-suporte, da autoconfiança, do sentimento de valorização e amor próprio. No entanto, permanecer no EGOTISMO como padrão de funcionamento, impede a troca satisfatória com o outro, uma vez que o individuo quer ser o centro das atenções, ter unicamente as suas necessidades satisfeitas sem a preocupação em atender o outro."
Fonte: A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO NO MUNDO: UM OLHAR GESTÁLTICO, Sheila Antony


Portanto está na etapa certa na idade certa ;) Vamos esperar, tal como citado no texto, que não dure para sempre porque o nosso Tiaguinho gosta mesmo de ser o centro das atenções rss rsss

3 comentários:

Mina disse...

Estrumpfina
Não sei se a referencia ao EU será algum egocentrismo, mas que é um sinal positivo é. Um Asperger dificilmente quando é pequeno se referirá a ele como EU, ele nunca é primeira pessoa, mas sim segunda, porque se refere a si com o TU, que é como ouve os outros chamar.
O EU é uma forma de afirmação e identidade. Boa Tiago...
Bjocas

Estrunfina disse...

Pois é Mina.

Precisamente por saber que os nossos meninos especiais têm dificuldade com o "EU", senti um "baque" e uma imensa alegria quando ouvi a primeira vez o Tiago a dize-lo.

bjs

Mrs_Noris disse...

O Tiago vai no bom caminho, graças a Deus.
O meu teve imensa dificuldade em aprender o "eu" e o "meu" :)
Beijinhos.