04/12/08

Terror

À distância, já sou capaz de falar um pouco deste fim de semana que passou.

O Tiago esteve insuportável, levou-me ao extremo da paciência, juro que me apeteceu esfanicá-lo todo. Ele conseguiu manter uma toada de insolência praticamente durante os três dias do que já me parecia um fim de semana infindável.

A estratégia dele foi muito simples, se a gente dizia carne, ele queria peixe. Era tudo ao contrário. Cheguei a estar... meia-hora? acho que mais... só para o conseguir vestir e é só um exemplo de tudo o que foi feito no meio de gritos, choros, ameaças, eu sei lá. Cheguei a recear que algum vizinho chamasse a polícia, porque mesmo sem ninguém lhe tocar, ele gritava como se lhe estivéssemos a bater só porque estávamos a ralhar com ele.

A pièce de resistance foi na segunda à noite. Depois de imenso tempo a tentar que ele se sentasse de castigo, ele vem ter comigo e faz-me uma festa na cara com as duas mãos. As mãos dele estavam molhadas, não percebi como porque ele não tinha mexido na água. Foi escandalizada que eu vi o meu anjo mal disfarçado a espremer o nariz com os dedos e novamente a levar as mãos à minha cara.

O que é que eu fiz para merecer isto?

8 comentários:

Mrs_Noris disse...

lololololol Desculpa estar a rir-me, mas conheço o género. O meu tinha a mania de tirar macacos do nariz e colá-los na minha pessoa. E ria-se com aquela porcalhice. Acho que tods passam pelo mesmo. kkk

K disse...

LOL Desculpa, mas claro que tem piada, visto à distância! Que criativo, já viste? Desculpa se me levas a mal a brincadeira, mas... não sei se a Cathy, por ser como é, não te fez passar por estas coisas que são normais e fazem parte dos "terríveis dois anos". Eu tive o treino todo com a peste da Ana e digo-te que a melhor coisa que fiz foi ESCOLHER BEM AS MINHAS GUERRAS, pois tudo se transforma numa guerra. As vezes funciona psicologia invertida. Não queres vestir? Tá bem, não vestimos (enquanto lhe enfias a camisola pela cabeça). Dar opções também funciona: queres esta camisola ou esta? Queres vestir sozinho? Podes ajudar a mamã?
Outra coisa que ajuda a acalmá-los (a diferença é como da noite para o dia) é manter uma rotina "inflexível" todos os dias, seja semana ou fim-de-semana, dentro ou fora de casa! Acredita... o Gil andou terrível dois dias em que estivemos em casa por estar doente e dormiu até ao meio dia e uma da tarde. De noite dormia mal e compensava de manha, mas depois saltava a sesta e andava o dia todo insuportável, sem ter sono. Ao terceiro dia, arrastei-me para fora da cama às 9 e tirei toda a gente de casa para apanhar ar fresco, dormiu-se a sesta e o bom humor regressou!
Quando tudo o resto parece falhar, uns bons "time-out" no sofá também resultam, em particular quando o meu sagitariozinho orgulhoso se recusa a pedir desculpas à irmã por bater-lhe com legos na cara/morder/puxar cabelos...
Há coisas que não se podem evitar, mas podem-se contornar. É a melhor maneira de evitar conflitos. E quanto pior estiver a situação e mais irritada te sentires, mais deverás tentar brincar e rir com a situação.
O que fizeste para merecer um filho saudável, inteligente e lindo? Não sei... espero que saibas :))

Estrunfina disse...

Pois sim... riam-se.

Tb já ouvi dizer que a nhanha faz bem à pele.

Kya, tb não sei o que fiz para me apegar tão facilmente a quem não conheço. Tudo passa, gostei da visita.

bjs

Luz de Estrelas disse...

Que tontos. Desculpa,mas passam todos cada fase mais palerma. Arre! É preciso muita, muita, muita paciência. E às vezes não a temos, era bom. O meu tb vai lá muito à base de "está bem, então vais nu".

Fernando Miguel Azevedo disse...

Ola Andreia,

Folgo muito em saber que a má criação e destabilização emocional não é so pertence da Rita.
Pelos vistos e partilhada pelos irmãos e irmãs de autistas.

Estrunfina disse...

Olá Miguel,

bem vindo ao meu cantinho!

Pois é, tocou num ponto crítico. Espero que não sejam efeitos laterais, mas a verdade é que temos de ter muito cuidado com as repercussões negativas que o autismo pode ter nos irmãos. ... e estimular as positivas, claro!

bjs

Anónimo disse...

Pobre Tiago, então não tem direito a ser como os outros porque sim, porque é normal, porque são todos assim? Que doença essa...

Estrunfina disse...

Não percebi este último comentário...