21/05/08

Aérea

Andas aérea e eu gostava de saber porquê.

Sei que tens fases e que são só isso mesmo, fases que passam, como passou a fase em que não passavas sozinha de uma divisão para outra se o chão fosse diferente. A fase em que mal chegavas a casa tinhas de ir ouvir o DVD das Músicas da Carochinha também passou e tantas outras…

Agora voltaste a querer por ordem em tudo. A olhar os objectos por ângulos estramhos, a alinhar os brinquedos, a fazer desenhos fantásticos com eles no chão, mas nada disso é funcional e só serve para te alheares de nós. E como é que explicamos ao mano que ficas fula da vida quando ele te rouba um brinquedo tão bem colocado na posição em que o deixaste?

No entanto, andas feliz. Não pareces estar angustiada e não consigo ver nada, em casa ou na escola, que justifique a ansiedade/nervosismo/agitação que tens demonstrado nas últimas semanas.

Eu fico triste por saber que precisavas que eu passasse mais tempo contigo, sem o “ruído” do mano que tanto nos absorve.

3 comentários:

Mrs_Noris disse...

O meu filho tinha muita dificuldade em gerir as emoções. Às vezes perante algo que o fazia muito feliz, como abrir um presente, começava uma birra ou um choro descontrolado. Para o ajudar a perceber aquilo que estava a sentir, costumava verbalizar os sentimentos por ele: "Estou tão contente por ter recebido um presente", "Estou muito zangado porque o primo desmanchou o meu trabalho"... Felizmente essa fase atenuou-se a partir do momento em que conseguiu exprimir-se melhor verbalmente.

Alinhar objectos parece-me uma técnica que os ajuda a acalmar. Nunca o contrariei. O meu filho ainda hoje alinhou os carrinhos mas depois partiu imediatamente para outra brincadeira.

O nosso tempo é de facto o melhor que podemos oferecer aos nossos meninos. Eu, para poder ir buscá-lo à escola mais cedo, faço uma espécie de jornada contínua com cerca de meia hora para almoço, o que para mim é mais que suficiente.
É preciso brincar muito com eles, se for preciso podemos até ajudá-los a alinhar os objectos, ou imitá-los nos seus alinhamentos. O importante é fomentar o prazer pelo convívio, pela proximidade e contacto com outro.
Um beijinho grande.

K disse...

O mano vai ser a maior ajuda para ela, não te sintas assim... se calhar é só uma fase, tal como a prof da Ana se queixou ainda hoje que andam aéreos os miúdos da sala dela... é da Primavera, especulamos! Se calhar é... bjs

Estrunfina disse...

Mrs. Noris,

Se eu deixar a Cathy a alinhar os objectos, ela fica "perdida" nesta actividade e nunca a dá por terminada.

Tb consegui que me dessem jornada contínua no meu trabalho e assim consigo chegar às 18 h a casa. Pena é que mesmo assim o tempo se esfume :(

Kya,
eu sei que o Tiago será um grande aliado, mas ele sabe bem conquistar o espaço e a atenção. Por isso hei-de sempre sentir-me culpada por ser só uma.
Se quiser "trabalhar" com a Cathy, ele não pode estar presente e sinto que falho com ele. Quando não o faço, sinto que fico a dever à Cathy uma oportunidade de aprender mais um pouco.

Bjs