02/04/09

Hoje é o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.

Nem de propósito, tive de ir a uma consulta com a Cathy onde esperámos quase 3 horas para ser atendidas. E não foi mais porque acabei por pedir para passar à frente.

É um direito mas não é coisa que goste de fazer. Estava já no meu limite de exaustão. A Cathy é impaciente mas não se costuma portar tão mal e a certa altura só queria mesmo era ir embora.

Disse a uma ou duas pessoas que se tentavam meter com ela que ela é autista, mas na verdade mais vale mesmo é dizer que não fala e pronto porque isso as pessoas compreendem logo.

A pièce de resistance foi quando uma velhota me perguntou se só tinha aquela filha. Ao saber que tinha mais um menino sussurrou "coitada".

Às vezes estranho mesmo a minha calma. Depois de uns segundos a "encaixar" a coitada perguntei com a voz mais suave que consegui "Coitada porquê? Os meus filhos são o melhor que tenho na vida, sou muito feliz por os ter." Ela lá se desculpou e rematou com a típica frase "Ela tem uma carinha tão linda..."

Calculo que se fosse feia era mais fácil de aceitar. Se calhar até fazia sentido.

É a 3ª vez que lá vou e ainda não consegui que fizesse os exames todos. Voltaremos mais uma vez, com o recado de irmos directos à Drª para ver se a Cathy está mais disponível para colaborar.


Realço que das 3 vezes que lá estivemos fomos sempre muito bem atendidas mas desta vez a espera foi demais. Deveria ter levado um brinquedo para a distrair, faço aqui o mea culpa. Não imaginava que fosse assim. Só consegui que a Cathy entrasse no consultório porque minutos antes uma alma caridosa* foi ao piso de baixo buscar umas peças de lego.
__

* A filha dela (agora com uns 14 anos) só começou a andar aos 3 anos e a falar aos 4 e meio. Usava PEC's para comunicar. Não lhe notei nada que indicasse qualquer problemática. A senhora foi um doce.

6 comentários:

Rute disse...

Há crianças ditas "normais" que acabam por dar mais trabalho aos pais que crianças catalogadas por este ou aquele problema. Na verdade o problema não são as crianças mas as pessoas que as rodeiam e que não as entendem.

É demasiado penoso para qualquer criança (e para o adulto que a acompanha) ter de esperar tanto tempo numa sala.

A Cathy é linda sim, por fora e por dentro ;-)

Bjs

Rute

Anónimo disse...

De facto, esperas dessas deixam qualquer um desesperado, quanto mais uma criança! também já tenho passado por isso, no serviço publico, e, de facto, não é possivel fazer uma avaliação credivel nessas condições. Embora a maior parte das vezes os técnicos até se esforcem e sejam muito simpaticos, a verdade é que se deparam com um nº tão elevado de utentes que dificilmente se pode fazer um bom planeamento e, consequentemente, um bom trabalho.
Hoje, neste dia dedicado ao Autismo seria bom que os decisores das politicas de saúde dedicassem algum do seu tempo a reflectir sobre o que poderiam fazer para melhorar as condições de vida daqueles que vivem com esta problemática. vamos acreditar que um dia será possivel chegar, no nosso país, a situações próximas da vivenciada por aquela familia portuguesa que se mudou para a California para tratar o seu filho autista.
Um abraço.
Maria Anjos

Carlos disse...

Já que este dia é especial, e como às vezes é mais fácil agitar as consciências através do visionamento de um "bom" filme, aqui ficam alguns em homenagem a todos os que têm filhos lindos e especiais (como a Cathy):
A Maçã - Problemas Mentais; A Sombra do Piano - Autismo; As Chaves de Casa - Deficiências Psicológicas; Benny & Joon - Problemas Mentais; Código Para o Inferno - Autismo; De Porta em Porta - Problemas Mentais; Do Luto à Luta - Documentário Síndrome de Down; Gideon Um Anjo em Nossas Vidas - Problemas Mentais; Gaby Uma Historia Real - Paralisia Geral; Gilbert Grape - Deficiência Mental; I am Sam - Deficiência Mental; Mentes que Brilham - Criança Super Dotada; Meu Filho Meu Mundo - Autismo; Meu Pé Esquerdo - Paralisia Cerebral; Molly Experimentando a Vida - Autismo; O Enigma de Kaspar Hauser - Problemas Mentais; O Oitavo Dia - Síndrome de Down; O Poder da Emoção - Problemas Mentais; O Prisioneiro do Silêncio - Autismo; Os Dois Mundos de Charly - Problemas Mentais; Quem Falará por Jonathan - Síndrome de Down; Rain Man - Autismo; Ratos e Homens - Problemas Mentais; Simples Como Amar - Problemas Mentais; Testemunha do Silêncio - Autismo; Um Amor Muito Especial - Problemas Mentais; Uma Viagem Inesperada - Autismo; 1942 - A Caminho do Paraíso... entre outros...
Bem hajam os pais de crianças especiais!

Visite www.arteautismo.com disse...

Oi Andréa.
Eu devo não ser normal, nao gosto de esperar. E se demora feito a sua consulta, dá vontade de perguntar toda hora: Vai demorar?
Imagine para a Cathy?
Ah dá vontade de ir embora , dá vontade de dormir , comer , tanta coisa........
Hoje é o dia internacional do autismo. Nada ainda foi feito em prol das nossa crianças. Que ano que vem possamos ver , leis espécificas para eles de qualidade de vida. Amparo legal e irrestrito.
Beijo imenso para Cathy que esta indo muito bem!
Beijo para Thiago. Parabéns Andréia por sua luta pela Cathy .
Nunca desista até a cura! Ou possível cura.
Beijos.
Ray

Mina disse...

Andreia
Esperar é esgotante, para qualquer um, mais ainda para as crianças com autismo, que ficam mais ansiosas e instáveis. O meu agora já aguenta bem a ler revistas,( fica tudo remexido)xd. Mas quando era pequeno andava ás voltas com ele , não dava para estar parado.
Essa do coitadinho é tão bonitinho, é uma pena, "mal empregado" é de quem desconhece, já passei muitas vezes por essas...
Eu explico que não é coitadinho. E o quer saber se tem irmãos, deve ser para completar a história do desgraçadinho. Por aqui passa ao lado...
Bjocas

Estrunfina disse...

Pois é, a espera foi mesmo longa de mais. Obrigada a todos pelo apoio.

Carlos, bela lista de filmes, vi um ou outro dos que mencionaste, tenho o Bolo de Neve para ver desde o Natal, ainda não o posso recomendar mas calculo que seja bom.

Mina, eu também tento ter as orelhas bem limpas para esses casos, mas de tudo o que aocnteceu, foi o que à noite ainda me chateava.

Beijinhos