14/11/08

Autonomia

Já há muito tempo que insisto com a Cathy para ela se vestir e despir sozinha e sei que ela é capaz de o fazer mas acabo sempre por a ajudar aqui ou ali, por causa da pressa e também quando a vejo um pouco mais atrapalhada, para evitar que ela se enerve.

Ontem no balneário resolvi que apenas lhe ia dizer o que fazer e ela tirou a roupa toda, incluindo sapatos, meias e cuecas e vestiu o fato de banho sozinha. Não ajudei em NADA e ela fez tudo naturalmente.

À medida que ela ia fazendo o que eu lhe pedia, elogiava-a e tenho a certeza que se sentiu orgulhosa de si própria.

A lavar os dentes também está a fazer progressos. Tenho sido sempre eu a lavar porque ela ficava com o braço e a mão rígida quando eu tentava modelar-lhe os movimentos. Agora consigo que ela faça a rotina, segurando ela própria a escova e eu a pegar-lhe na mão.

Também aqui, vejo que ela fica feliz com os meus elogios. Ela sabe que está a fazer coisas que antes não fazia.

4 comentários:

Mina disse...

Grandes progressos Cathy...
A autonomia é um passo enorme no nosso desenvolvimento...
bjocas

Mrs_Noris disse...

Ora ora, é uma alegria vestir-se o fato de banho, o meu também o faria com gosto, tenho a certeza. A Cathy tem aulas de natação ou praticas nado livre com ela? Estava a pensar em levar o meu filho comigo à piscina de vez em quando, mas há o problema do balneáreo. Dava jeito um balneáreo familiar (lol).
Beijinhos.

Estrunfina disse...

Olá Noris,

A Cathy tem hidroterapia. Achas que o teu filhote já e velho de mais para ir para o balneário feminino? Sinceramente acho que ainda passa...

bjs

Mrs_Noris disse...

Estrumpfina,
Não sei responder a essa pergunta. Tenho de informar-me melhor na recepção da piscina. Depois digo que solução me arranjaram. Beijos.