27/04/09

Um sentimento que não me larga

No Domingo o João saiu e eu fiquei com os dois em casa. Achei que estavam numa “boa onda”, muni-me de aspirador e esfregona e toca de fazer as limpezas.

Portaram-se muito bem, as poucas vezes que o Tiago implicou com a Cathy eu sanei facilmente os ânimos.

A verdade é que a tarde correu muito bem mas cheguei à noite com um sentimento que não sei descrever. Muito embora ache sinceramente que dei a mesma atenção a ambos e os repreendi de igual forma quando tentavam passarinhar pelo chão lavado, sinto que a Cathy ficou a perder. Isto porque mesmo sem me atrapalhar o Tiago que descobriu uma caixa cheia de balões ia regularmente ter comigo para trocar o balão na bomba de encher e voltava para a sala.

A Cathy por seu turno esteve sempre na sala a brincar com a casinha e apetrechos, mais a alinhar do que a dar-lhes o devido uso. A certa altura dei-lhe também o túnel para brincar na sala. Ela adorou e ainda se entretiveram os dois atrás um do outro na correria.

Posto assim, não consigo perceber porque me sinto tão em dívida para com ela. Acho que me sinto culpada por ter uma relação tão fácil com o Tiago* de diálogo e brincadeira e não o conseguir com a minha menina que amo tanto mas que por mais que tente parece que não a consigo alcançar.

Posso estar-me a sentir pior porque ontem lembrou-se de pastelar ao jantar e pela primeira vez não a deixei sair da mesa enquanto não acabasse de comer. Como a teimosia dela não tem limites, não comeu mesmo e quando chegou a hora de dormir, foi da mesa para a cama, sem direito a brincadeira.
_____

* O Tiago está tão giro. É desesperante quando entra em birra mas quando está bem é uma alegria contagiante. Absorve-me, delicia-me e deixa-me totalmente rendida a ele.

Ontem lembrou-se de fazer umas boquinhas e olhares engraçados ao espelho. Parti-me a rir porque ficava mesmo giro e então ele passou o resto da tarde/noite a faze-las.

5 comentários:

Mina disse...

Andreia
Os sentimentos são mesmo assim, ás vezes confudem-nos, não quer dizer se se goste mais de um ou de outro, ou que se dê mais atenção . O problema é que são inter-acções diferentes, como alías tem que ser, dadas as características de cada um.
E é natural sentir uma certa "frustraçaõ" de parecer não chegar á Cathy, mas acredite que é só impressão, está concerteza a chegar.
A retribuição dela é que é diferente, mas sente e não está ausente, e até a entende.
Aposto que esse sentimento já a largou, os outros podem ficar xD
Bjocas

Rute disse...

Entendo perfeitamente esse sentimento... De agir conforme achamos correcto, por vezes sem pensar muito no imediato, mas que depois parece que temos um botãozinho de alerta para nos questionar se realmente agimos bem.

Acho que tudo faz parte de sermos mães e educadoras, e de querermos o melhor para eles, estando sempre alertas, mesmo que isso passe por nos deixar no desassocego e sem perceber porquê.

Bjs

Carlos disse...

Olá Andreia,
Perfeitamente humanos os teus sentimentos... se pensares bem tem tudo a ver com a Cathy e com o Tiago e respectivos diferentes enquadramentos... Portanto:
- disfruta o máximo do Tiago e do "salto" (maravilhoso) que ele está a dar em termos de desenvolvimento, e
- disfruta também dos "saltinhos" (tão importantes e surpreendentes) da Cathy...
Qual deles o mais importante? Ambos, claro! E isso é que conta!
Haja "saltos" e "saltinhos" e tudo de bom para vocês!
Bjs amigos.

Estrunfina disse...

Obrigada a todos pelas vossas palavras.
Escrevi este texto para exorcisar fantasmas, nem o queria publicar com medo de ser mal interpretada.
Foi terapeutico.

bjs

Visite www.arteautismo.com disse...

Andreia , minha linda.....
Não fique assim.
Sabe que acontece? Quando a gente tem um filho especial e corre atrás de suas melhoras e vê os resultados a gente se desmancha, grita ri e chora. As vezes é muito pouco o que eles dão , mas pra gente é tudo.
Vivemos em contante preocupação com eles, é verdade e não elogiamos os outros filhos que são sadios quando fazem coisas certas, porque toda hora fazem. Graças à Deus!!!!Não é por mal, é que estamos tão felizes de suas capacidades e saúde que nos negligenciamos.
Mas o fato de voce percerber isto é muito saudável! Mostra que esta atenta a tudo.
Semana passada eu me senti assim, entao chamei meu filho mais velho e a minha filha para almoçar comigo. Rimos , ficamos íntimos. E notei Andréia que eles sabem o porquê de dar mais atenção ao Filipe. Eles sentem que os amo muito.
E cathy também vai ser assim.Vai entender da mesma maneira.
Tire um dia da semana só para ela e voce.
Vá ao shoping , cinema. Só as duas cumplices....
E assim que faço.
Tire esta angústiça da cabeça querida. Voce é uma grande mãe!
Beijos em todos.
Ray