11/12/12
05/12/12
Jesus no coração
- Mamã, o coração está no esqueleto! Olha: temos aqui a pele (apontando para o braço), por baixo está a carne e depois os ossos!!! Como é que eu posso escutar Jesus no coração?
O poder do toque
Coroa do advento
Levei a base redonda preparada e o material para fazermos a nosso coroa. Damos início ao trabalho ainda comigo convencida que a coisa ia correr bem mas logo me desenganei com a Cathy a espetar os dedos na base verde e o Tiago a querer espetar tudo o que encontrava na mesa.
Apelei à calma, fiz cara de má e ainda consegui rodear mais ou menos a base com as verduras até que disse para mim própria - desisto- e deixei a coroa do advento entregue à decoração selvática dos macaquinhos. Se era para eles estarem envolvidos, então que ficasse ao gosto deles.
No fim, havia coroas muito bonitas, arranjadinhas e havia a nossa que nada tem a ver com as outras mas, olhando bem, até está bonita
e mais bonitos ainda os manos que a fizeram!
15/11/12
Queijinhos frescos
Sim!
Sim? Aquela resposta pareceu-me estranha e foi-me ecoando na cabeça.
Sim! Mas então, claro que é estranho, a Cathy nunca respondeu assim, de forma tão natural. Quando a resposta é negativa, é de esperar que ela nos diga "não" mas, pela afirmativa, a Cathy responde repetindo a pergunta, do género:
- "Queres água?"
- "Queres água."
E ficamos a saber que ela quer água.
Mas ontem, fiz-lhe uma pergunta e ela disse-me simplesmente SIM.
05/11/12
Bela adormecida
Pata tenra
Gosto de ti
29/10/12
Um susto valente
20/09/12
TPC
Caprichou bem e no fim pediu ajuda para escrever o nome manuscrito.
Ainda há esperança (suspiro)
18/09/12
Padrinhos
O Tiago não quis falar do assunto por mais que eu tentasse.
- Mas qual é o problema? Foi uma menina? É uma madrinha em vez de padrinho?
- Não.
- Mas então? Vá lá, conta...
- Eu não quero padrinho. Já tenho um. - responde muito irritado a por um ponto final nesta ideia parva de padrinhos de palmo e meio.
LOL
Quem é que se está a babar?
O 1º dia de aulas
Ansiosa, lá estava eu às 17.30 à espera dele no portão.
Aparece com uma cara mais-ou-menos lixado porque a pasta estava pesada (esqueceram-se de lhe tirar os livros) e diz-me Hello - tinha acabado de ter inglês.
- Ah, já estás a aprender palavras novas. Mas e então de manhã, como foram as aulas?
- São uma SECA e são IRRITANTES.
- Mmm, vamos para o carro (acho que todos os pais que estavam por perto ouviram as primeiras declarações bombásticas do Tiago)
A sério, o que é que eu faço com este puto?
Saímos bem cedinho com o farnel e só voltámos ao fim do dia mesmo a tempo de tomar banho, jantar e xi-xi-cama. Foi um dia bem passado.
A Cathy quis andar nos escorregas. Primeiro foi às pistas fofas e não quis voltar. Ainda assim não descansou enquanto não foi ao escorrega grande. Tive imenso medo que saísse de lá disparada mas com as nossas instruções de ir sentada acabou por ir tão devagar que já estávamos a ver que era preciso ir alguém lá empurrá-la LOL. Não se assustou mas também não quis voltar.
O Tiago andou umas 3 vezes nas pistas fofas até que na última foi à doida, virou-se e apanhou um cagaço que não andou em mais nenhum escorrega.
Regressados a casa o Tiago vem ter comigo ultra-indignado:
- Mamã, vais-me explicar porque é que a minha cama não está feita!!!
(Olhó piolho!!! até fiquei sem voz)
- Olha Tiago, não está feita porque eu fui à piscina bem cedinho contigo e não tive tempo. Mas podemos resolver isto facilmente. A partir de hoje tu fazes a tua caminha e assim deixa de haver problema.
- Eu??? Não... então porquê? Eu não sei...
Tarde de mais, não devias ter falado, capítulo fechado.
Lá em casa a mamã já só faz a cama de lavado de resto ele que se amanhe. Explico as vezes que for necessário mas ele é que a faz. Já a pulga tem catarro!!!
09/07/12
27/06/12
Se o meu rabo falasse
10/06/12
O 1º caiu a 31.maio, na escola (snif). Assustado, disse para a Fernanda que bateu com a boca LOL mas logo ficou todo importante porque estava a ficar crescido.
Não achou nada má a história da Fada dos Dentes que lhe deixou 2 € no lugar do dentinho que ficou debaixo da almofada mas no chão, ao lado da cama já que ele não consegue dormir com almofada.
O 2º caiu hoje mesmo. Ele ainda não se habituou à ideia e antes de percebermos o que tinha acontecido achámos que tinha feito grosso disparate porque ficou muito nervoso a esconde-lo atrás das costas.
- Mostra a que tens nas mãos.
- Não tem nada - respondo eu.
Já o tinha deixado cair para o chão. Mas o João tinha-o visto a por alguma coisa na boca portanto tinha razão para estar preocupado.
- Mostra a boca.
- Ahhh! Caiu mais um dente!!!
Toca a procurá-lo.
22/05/12
Tiago Vs Morangos
- Come.
21/05/12
Non sense
- Então mas que pássaro?
- Um papagaio por exemplo.
(silêncio, dirijo o meu olhar para o Tiago)
- Portanto, tu queixas-te do Tiago... e queres um papagaio...
Recados
06/05/12
Uma aventura no Funcenter
No "abana-miolos" também não se aguentaram - eram uma cadeiras que desciam aos solavancos - mas a Cathy também o reproduziu com os bonecos (deste não houve registo fotográfico) e a outra diversão que ela destacou em casa foi o simulador:
Está destapado só para a fotografia, claro.
Carochinha
- Olha, a Carochinha está a chorar ficou sem o João Ratão...
- Coitadinha!!!
(Ena! Percebeu o estado emocional do outro!)
Um beijo "daqueles"
28/04/12
Escolinha do Figo
- Então porquê, não gostas de futebol?
- Gosto.
- Então... o Figo foi um grande jogador. Se vires a Escolinha do Figo aprendes.
- Mas eu não gosto. Prefiro aprender com o papá.
- Ah! Pois tu tens sorte. Mas há pais que não sabem jogar à bola.
- Então, esses vêem a Escolinha do Figo - tipo "azar o deles"
eh eh! Tive de contar ao pai que ficou todo inchado.
20/04/12
Matrículas electrónicas
12/04/12
Fotografia aos dentes
Ela até foi, convencida, mas assim que viu a máquina começou a uivar. Ainda assim aproximou-se e contou rapidinho até 5.
Ao ver a minha cara de aprovação, a técnica concluiu que eu não estava a ver bem a coisa e explicou-me ao que íamos. Afinal o exame não era um raio X normal mas uma ortopantomografia (!). Além de ter uma coisa a rodar à volta da cabeça, a Cathy tinha de ficar imóvel 16 segundos.
A vontade era ir logo embora mas eu estava com uma confiança tremenda nela e tentei.
Foi muito complicado, tivemos muita compreensão da técnica mas estávamos mesmo prestes a desistir quando a Cathy deu mostras de estar decidida a fazer o exame e comecei a contar, lamentando o combinado ter sido só até 5. Uuuuuuuummmm, ddddddoooooiiiisssss, ttttttrrrrrreessssss, (já a ficar impaciente), qqqqquuuuuuuattttttrrro, (e agora ai, ai ela vai sair) qqqqquuuuuutttttrooooo virgula uuuuuummmmmm, qqqqqqqquuuuuuuaaatttrrro virgula doooooiiiisssss (já a mexer-se um pouco), qqquuuuaattrro virgula treeeeeesssssss, qqqatt (sai a técnica lá da casinha), cinco!
Ufffff que alívio
O exame não ficou perfeito, um dos lados ficou um bom bocado tremido vamos lá a ver se a médica consegue trabalhar com ele. Se não, estou convencida que a Cathy vai fazer ainda melhor.
10/04/12
Intrusos na cama
E assim sendo, nós dissemos "tudo bem" LOL
Se se tornar hábito deixamos de achar tanta piada mas uma primeira vez tem sempre de ser comemorada.
09/04/12
Contente
- A Catarina está contente.
Até o ar se me foi!!!
Confirma-se
Hurra!
Duplamente bom até porque "já" eram 7.40h. Dormiram os dois a valer esta noite.
04/04/12
Novidades!!!
- De manhã em vez de ficar aos gritos ou à gargalhada na cama, levanta-se e vai à sua vidinha.
- Vai à casa de banho fazer o que tem a fazer, limpa-se e não chama ninguém.
A primeira, nunca tinha feito é mesmo a estrear e a segunda está a fazer cada vez com mais frequência. Segundo a minha mãe, tem sido assim durante a semana toda.
Resta ver se vai continuar com estas proezas quando voltar a casa.
Vai ser tão, mas TÃO bom acordar com ela a rondar a minha cama!!!
02/04/12

Hoje, dia 2 de abril é o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. Este dia foi decretado em Dezembro.2007 pela ONU (Organização das Nações Unidas) traduzindo a profunda preocupação desta organização em informar e alertar as pessoas para esta desordem.
O autismo é uma desordem neurobiológica complexa, integrada num grupo maior de desordens conhecido como Perturbações do Espectro do Autismo (PEA). Manifesta-se sem distinção racial, étnica e social.
Embora não existam dados precisos da incidência do autismo, estima-se que nos Estados Unidos da América exista 1 criança com autismo em cada 110 sendo cerca de 4 vezes mais comum em meninos do que em meninas (estudo do CDC - Center of Deseases Control and Prevention). Assume-se que este padrão de prevalência seja idêntico nos restantes países.
A ONU acredita que existam no mundo mais de 70 milhões de pessoas com autismo. Todos os anos são diagnosticados mais casos de autismo do que de diabetes, cancro e sida todos somados!
O autismo compromete a capacidade de comunicação e de relacionamento com os outros. Falar, olhar nos olhos, cumprir regras sociais básicas são tarefas que podem ser dolorosas para os autistas. O autismo está também associado a rotinas e comportamentos repetitivos e embora no senso comum o autismo seja frequentemente associado a casos bastante graves, como perturbação de espectro que é, o autismo pode-se manifestar nos mais variados graus sendo comum dizer-se que não há dois autistas iguais pelo que a abordagem terapêutica tem de ser individualizada e adaptada às necessidades específicas de cada um.
Em qualquer dos casos, o autismo em si não tem cura. No entanto, quanto mais precoce for a intervenção, maiores serão as possibilidades de a criança autista conseguir levar uma vida autónoma e integrar-se na sociedade sendo que ela própria se deve também adaptar às necessidades dos autistas.
27/03/12
Esta casa tem ursos!
- Tiago, vê lá se amanhã quando acordares não gritas por nós. Calças-te e vais ter ao nosso quarto para não acordares a mana.
- E se eu tiver um pesadelo posso gritar?
- Essa agora! Não vais ter pesadelo nenhum.
3 da manhã
MAMÃÃÃ MAMÃÃÃ
A sério, foi de propósito, custa a acreditar. Fiquei lixada com ele, demorei um tempão para voltar a adormecer a Cathy.
No dia seguinte diz-me ele
- Mamã aquilo foi a sério... estava o lobo mau e um urso atrás de mim... e eu estava a fugir à volta da mesa.
- Sim, sim Tiago (suspiro)
20/03/12
Dores misteriosas
Adormeceu com o Ben-u-ron mas pelas 4 da manhã levantou-se para ir fazer xi-xi e novamente gritos de dor, "ajuda-me", lágrimas, etc.. Dei-lhe Brufen e ele expulsou o pai da cama. De manhãzinha acordo com a exclamação "Viva! Já não há dor de ouvidos!".
Oh pá! Que cara de pau!!!
8 Anos
No sábado de manhã começou a chuviscar e eu tive de a preparar para a possibilidade de os planos sairem furados e o polvo (o famoso polvo) não poder fazer a sua aparição.
Ela percebeu bem as possibilidades. Por várias vezes se virou para mim a dizer "quero sol" e "não faz mal, outro dia" como se já se estivesse a consolar.
Graças a Deus de tarde não choveu e a criançada brincou à vontade.
O bolo estava lindo e delicioso ;)

A pantera cor de rosa porque a Cathy dá-nos autenticas injecções da pantera e o estendal porque ela adora toda a operação de por a roupa a lavar e estender. Tenho de a ensinar a passar a ferro também LOL só falta isso mesmo.

Não sei o que estaria ela a pensar a olhar para o bolo enquanto lhe cantávamos os parabéns mas aquela carinha serena enche-me o coração.
Meu amor, os 7 anos trouxeram-te muito mais vontade de comunicar, de aperfeiçoar a dicção, de brincar connosco, de fazer disparates e grandes acrobacias. Trouxeram-te também muitas birras que nem sempre foram compreendidas mas que são sinal que existes, tens vontade própria e estás a crescer. Trouxeram-te mais autonomia e a nós, encheram-nos mais um ano de amor e orgulho.
Os 8 anos para já trouxeram-te uma ida à casa de banho para fazeres cocó sem nos dares cavaco. Agora só falta a parte de puxar o autoclismo e lavares as mãos para não deixares provas ;)
15/03/12
Palavras caras
- Prima! Observa
Safado
- Tiago, não havia Bakugans no Pingo Doce...
(trombas)
- Vá não fiques triste. Encontrei esta protecção do faísca para a tua secretária nova.
- Não gosto.
(trombas da mãe)
As birras já não são como antigamente mas de vez em quando lembra-se de me fazer destas. Fiz também eu a minha birra e fiz-lhe saber que enquanto não respeitasse os sentimentos dos outros, tão depressa não lhe comprava nem Bakugans nem coisa alguma.
No dia seguinte pediu-me para colar lá os autocolantes do faísca. No fim vira-se para mim:
- Agora sim, tem muitos carros. Gosto muito mamã!
- Sabes muito. Tinhas de dar a volta ao texto de alguma forma!
e com uma carinha de anjo:
- Já me podes comprar Bakugans quando fores ao Pingo Doce?
14/03/12
Inclusão inversa
Ontem, com orientação claro, a Cathy jogou UNO e 4 em linha! E melhor ainda, saltou à corda estando com atenção à maneira como a colega estava a saltar para fazer igual :D.
01/03/12
29/02/12
19/02/12
Surpresas
Ontem foi ao parque com os avós e o Tiago e, pela primeira vez, quis andar no balancé ainda por cima com outro miúdo que já lá estava. Dava impulso e instigava o outro a fazer o mesmo, a rir, feliz da vida.
Hoje, tinha já a roupa na cama para vestir.
- Não - diz ela quando a avó lhe diz para se vestir
Vai à gaveta, escolhe a camisola que quer, sem esquecer outra para pôr por baixo e escolhe também outras calças.
E com estas duas coisas fiquei de queixo caído. Nunca mas nunca a Cathy quis escolher a roupa que ia vestir.
À mano
Destaca-se a voz do Tiago:
- Ela não é má!!! Só faz assim umas coisas mais esquisitas.
Oh pá! Deu-me uma vontade de me enfiar lá dentro e enche-lo de beijos...
Férias nos avós
- A Catarina está de férias...
... quero ir a Rio de Mouro. Só dois dias. - remata ela olhando bem nos olhos do pai com a cara mais pedinchona do mundo.
Venceu a batalha.
16/02/12
08/02/12
Bolas!
06/02/12
Maior autonomia
- Mamã qué cocó!
Passos a correr para a cada de banho e a porta a fechar-se atrás dela
Corro escadas acima e espreito, já se estava a sentar na sanita
- Mamã fecha!
Que felicidade!!!
Discussão matinal
- Mamã o papá quer que eu me vista mas o corpo é meu!
01/02/12
30/01/12
Sempre oportuno
A colocação da touca foi bem pacífica, não previa dificuldades aí. A touca tinha os sensores metidos no interior, do lado de fora estavam marcados por um orifício onde a médica ia colocar o gel condutivo.
Ora o gel estava numa seringa para ser facilmente colocado nos orifícios. O bom do Tiago assim que vê a seringa na mão da médica diz para a Cathy VAIS LEVAR UMA PICA!!!
e a Cathy desata aos gritos.
LOL
Neuroterapia
Não começou nada bem. Assim que a Cathy saiu do carro mostrou bem que não estava com paciência. Sem fazer idéia de onde estava decidiu que queria ir para o lado oposto do que nós queriamos.
Tudo bem, demos a volta ao quarteirão e retomamos o nosso caminho. Chegamos com tempo fomos tomar um cafezinho numa galeria comercial e era a Cathy a querer entrar em todas as lojas à procura de espelhos.
Estava portanto com o seu comportamento normalíssimo e eu cada vez mais ansiosa a ver que a coisa não ia correr bem.
Depois de mais de 1 hora à espera no consultório, confirmaram-se os meus medos. A Cathy não parou 1 segundo quieta. Nem mesmo a levar com a ventoinha no máximo ela se deu por satisfeita e a informação recolhida acabou por ser pouca. A avaliação vai portanto demorar mais tempo do que eu previa embora no autismo seja normal que se precise de 3 sessões em vez de duas.
Para já, com a pouca informação recolhida temos uma predominância de ondas delta a indicar que o cérebro "anda a dormir": ver aqui
26/01/12
22/01/12
De molho
No final do dia, percebeu-se que a Cathy queria fazer disparates mas não queria ser ela a dar o mote então começou a mexer na boca do Tiago para ver se conseguia ligar novamente aquela matraca. Frustrada por não conseguir tivemos de o salvar porque já o estava a tentar arrastar para fora do sofá.
Milagrosamente, durante a noite aquela febre terrível que parecia não ceder, foi-se embora.
shooo, vai para longe!
Virou!

Há mais de dois anos que a Cathy teimava em não dar a volta em cima do cavalo. De vez em quando a Cláudia tentava a sorte. A pedido nem pensar, se a tentavam enganar ao montar e a rodavam de costas era gritos e mais gritos. Não dava sequer mostras de querer fazer tal coisa.
No dia 14 estava meio distraída quando reparo que a Cathy se está a por de joelhos no cavalo pela primeira vez e logo a seguir tenta soltar as mãos. Fiquei super-entusiasmada. Depois disto, a Cláudia pede para dar a volta. A Cathy não consegue sozinha mas desta vez, deixa que a ajudem e fica, feliz da vida, voltada de costas. Não queria outra coisa e estava tão confortável que se aninhou no Calime a fingir que dormia.
Que rica prenda de anos!
Esta semana, a Cláudia via-se aflita para a Cathy estar quieta e não rodar o tempo todo em cima do Calime.