30/09/09

O 1º dia na "escola nova"

Esta tem ficado "esquecida" mas agora com o Tiago já mais integrado já tenho vontade de a postar.

Foi tirada no 1º dia de aulas do Tiago. Estava feliz talvez por ainda não estar a perceber bem o que lhe ia acontecer, rsss, rsss

Boas notícias!

Ontem o Tiago acordou a choramingar. Sabia que ia para a escola e não lhe estava a apetecer... Vesti-o mas não o convenci a vestir a bata. Deixei para o pai vestir quando me fosse embora.

Ele vestiu-a sem problemas e quando o deixou na escola ficou novamente a choramingar.

É sempre o pai que o leva e traz. Ontem saí mais cedo e fui eu buscá-lo. Calculei que o encontrasse calmo mas que desatasse a chorar quando me visse, por descarga de emoções (era o que me contavam).

Mas a história foi outra e nem imaginei que ganhasse tanto o meu dia.

Ele estava a brincar divertido e quando me viu, desatou a correr que nem um doido (é o meu menino!) com a cara a transbordar felicidade. Quis mostrar-me os livros todos e estava a ver que não o tirava de lá.

À entrada da sala dele estão as fotos dos novos alunos e ele identificou logo uma menina "É a M." Correcto, estava o nome por baixo.

Graças a Deus. Pode durante muito tempo não querer ir para a escola mas está-se a adaptar e a aprender muitas coisas. No outro dia por exemplo estava a reparar em todos os objectos que eram circulares e farta-se de cantar músicas novas.

29/09/09

I'm still alive

Não estou fora de combate mas quase.

Estas últimas semanas têm sido qualquer coisa. O tempo que estive nas supostas "férias" deixou uma bela acumulação de trabalho que ninguém faz por mim.

O macaquinho continua a dar dó todos os dias de manhã porque não quer ir para a escola, mas à noite vejo que ele aprendeu coisas novas o que de certo modo me descansa um pouco.

Tivemos novamente casa cheia no fim de semana :D. Longe de tudo e de todos mas fiéis amigos não largam. Foi bom.

No Domingo tivémos uma tarde de praia divinal em Santa Rita: Calor, sem vento e mar calminho que permitiu as brincadeiras à beira-mar sem stress e ainda uns valentes mergulhos.

Desculpem-me a ausência de notícias e a falha na passagem habitual pelos vossos blogs. Espero que isto acalme.

(Setembro, mês terrível basta ir aos arquivos rsss, rsss)

Beijinhos a todos.

17/09/09

Férias ou nem por isso

Estes dias foram uma complicação. Tive de por férias forçadas para os acompanhar no início das aulas.

Férias, só de nome porque tem sido um stress enorme. Além de ter tudo espalhado por várias casas, estou numa casa emprestada um pouco afastada da nossa nova terra e por isso é um vai-e-vem constante à procura de coisas encafuadas em todas as divisões desta casa, mais em duas garagens a 8 km daqui ou, na pior das hipóteses ainda na outra casa.

Mas isso até se leva bem. O pior mesmo é que estive quase sempre o dia todo sozinha com o Tiago e a Catarina, e sobretudo o Tiago está muito descompensado. As birras têm vindo num crescendo de intensidade, ontem foi mesmo medonho, senti-me completamente impotente para o acalmar.

Penso que estas birras são fruto da mudança. Ele teve de dormir uns três dias nos avós e, por muito que goste de lá estar, custou-lhe imenso e ficou com a sensação de ser abandonado. Por isso a frase "não me deixes sozinho" tem sido tão recorrente.

Estou desejosa que passe esta fase.

A Catarina por seu lado parece-me muito tranquila, ontem fez um desenho lindo no marcador de cabide. Os apoios já começaram, coisa nunca antes vista e a educadora do apoio parece-me mesmo cinco estrelas.

Amanhã vou trabalhar. Yes! Um descanso para a minha cabecinha.

Aguenta coração

Ontem foi o primeiro dia do Tiago na escola. Foi de partir o coração. Fartou-se de chorar, esteve o tempo todo ao colo da auxiliar.

Voltei antes do almoço. Assim que me viu abriu as goelas e o meu coração ficou do tamanho de um caroço de azeitona.

"Quem é o Noddy?" pergunta-me a educadora. "pergunta parva" pensei mas logo percebi e expliquei que era um peluche ao qual o Tiago se apegou. Como largou a chucha, agora quando se sente "apertado" quer o Noddy dele.

Ficou combinado que hoje levava o Noddy e dei graças a Deus que ele não se lembrou de pedir "a camisola da mamã".

Quando chegou a casa veio mansinho até estranhei porque tem feito imensas birras mas o pior estava por vir. De tarde virou bicho foram duas birras horrendas. Chorou e gritou tanto que hoje está super rouco.

Motivo? Nenhum. Ele às tantas já não se consegue controlar e ainda está convencido que se gritar muito consegue o que quer. Custou-me imenso, tentei acalmá-lo como pude mas ceder é que nem pensar... havia de ser bonito... às tantas embirrou que eu tinha de tirar o robe. E se se lembrasse que eu tinha de tirar as calças?

Enfim... hoje o combinado era ir buscá-lo depois do almoço. Lá fomos mais o Noddy e quando o deixei, o meu coração ficou lá. Já na rua ouvia os gritos dele a chamar por mim.

Passei a manhã toda com vontade de telefonar mas com medo que o relato fosse tão mau que ia querer logo ir ter com ele, aguentei-me.

Afinal, o rapaz convenceu-se que ia mesmo ter de lá ficar e baixou um pouco as guardas. Não quis o lanche da manhã mas almoçou quase tudo e só não comeu a banana. A justificação que me deu é que comia em casa. OK

O resto da tarde foi tão tranquilo que só faltou ouvir os violinos tocar. Deu umas voltitas comigo e pareceu um anjinho. Teve um momento óptimo para fazer outra birra fenomenal porque deixou cair uma massa de cores que a educadora deu no caixote do lixo e eu não o deixei tirar de lá mas aguentou-se.

Amanhã vai ser mesmo a doer mas já não vou ser eu a levá-lo. Vamos lá a ver se o pior já passou.

08/09/09

Última noite... ou quase

Hoje já saio directa do trabalho não para a nossa casa (que ainda está em acabamentos) mas para outra perto.

Foi a solução possível, não é o ideal mas também não me posso queixar muito. Durante algum tempo, temos os nossos tarecos espalhados por vários sítios.

Estes últimos dias custaram-me imenso. Os macaquinhos tiveram de dormir nos meus pais e nós, resistentes, ficámos na nossa casinha a dormir num colchão insuflável depois de horas a empacotar tralha.

Só os via duas horinhas por dia e ontem fiquei com a sensação que a Cathy estava muuuito distante. Vão ser uns tempinhos duros para a reconfortar novamente. Eu tinha preferido te-los connosco o tempo todo mas o mais certo era a Cathy ficar apoplética ao ver a casa vazia (ou quase)...

... sim, porque por muita m#$%@ que tire lá de dentro parece que o raio dos armários não se esvaziam.

Ainda lá voltaremos na sexta. O Tiaguinho faz 3 anos (que crescido que está!) e a festinha vai ser em casa dos meus pais, o dia não pode passar em branco.

07/09/09

Mamã prendada?

Já fomos comprar a nova bata do Tiago.

Juntamente com ela, vem uma tirazita de pano para ponto cruz. "A mãe depois borda aqui o nome do filhote", foram as instruções que o pai recebeu.

Esta é uma das lições a que eu faltei, certo?

02/09/09

De regresso

Estou de regresso de umas férias que, mesmo com a trabalheira e preocupações que a mudança nos está a proporcionar, conseguiram ser das melhores que tive ultimamente.

Era impensável supor que ia conseguir dar umas braçadas no mar e ver tranquila o Tiago a brincar sentadinho com o balde e a pá e a Cathy a correr feliz da vida mas controlada à beira-mar com o pai apenas a supervisionar as crias.

Houve muitas birras pois houve mas muito mais coisas boas superaram-nas.

O Tiago deu um grande salto. Exprime-se cada vez melhor, tem óptima memória e faz associações de idéias de forma muito lógica. Está agora fascinado por puzzles e já faz sem dificuldade uns de 12 peças que temos. Melhor ainda, mesmo que estejam 2 puzzles com as peças todas misturadas, ele consegue escolher as do puzzle que está a fazer.

A Cathy mostra cada vez mais intenções comunicativas ainda que breves mas noto que está a falar mais.
Adaptou-se muito bem aos vai-e-vem das férias. Não estranhou nada ir para a terra (que ela adora) nem para o Algarve. Desde que lhe demos praia ou piscina, para ela está óptimo.
O pior mesmo é ela ver de dia para dia a casa com menos coisas. Uma manhã acordou e as estantes estavam vazias. Ficou atarantada e ouvi-a a dizer "Não está!!!" - Achei o máximo.
Ontem as coisas correram pior. Ela assistiu aterrorizada à desmontagem dos sofás e armário da sala e chorou baba e ranho ao ve-los ir embora. Eu fiquei desesperada a tentar explicar-lhe vezes sem conta e a acalmá-la. Coitadinha, deve ter pensado que mal fez ela para lhe estarem a tirar tudo.