26/08/08

Balanço

Acabaram-se as minhas férias e as dos macaquinhos estão também por dias. Segunda-feira regressamos à rotina.

Custa a acreditar como passa tudo tão depressa…

O Tiago cresce a olhos vistos. Está lindo e tão esperto. Eu e o pai ficamos sempre pasmos ao ver as coisas que ele já sabe, já diz e já faz sozinho e a inútil e injusta comparação está sempre presente. Mesmo que não o digamos abertamente, sei que estamos os dois a pensar no mesmo.

A Cathy também se tem desenvolvido. Não tanto na comunicação como eu queria, talvez seja só a minha ansiedade como mãe, mas queria que ela tivesse aumentado a comunicação espontânea nestas férias.

Onde se destacou mais foi na autonomia. Já se despe completamente e tira os ténis e as meias sozinha. Eu sorria para dentro quando ela chegava à piscina e no minuto seguinte já estava só em fato de banho, ainda estava eu a pousar os sacos. Também já não fica à espera que lhe dêem o que quer. Se estiver à mão ela própria vai lá e tira, coisa que não fazia há 1 mês atrás. No Sábado foi surpresa total porque fomos dar com ela a fazer um puzzle que estava numa prateleira pouco acessível há meses sem ninguém lhe mexer. Só pode ter sido ela porque o Tiago não chegava lá, nem tinha forças para pegar na caixa, é um puzzle gigante em madeira.

Está hiper-desobediente (ai, ai). Acho que juntamente com a autonomia que tem conquistado, quer dizer que está a crescer e eu estou tão sedenta pelo tal “pulo”.

O regresso à escola deve ser pior para mim do que para ela. Os apoios vão chegar a conta-gotas, vamos ver se não vêm só em Novembro. Amanhã inaugura a época. A psicóloga já veio de férias e eu aproveitei logo. Foram quase 3 meses sem terapias. Em casa eu e a minha mãe fomos sempre tentando fazer alguma coisa, mas é muito pouco tempo e a aceitação/tolerância dela às terapias caseiras também é diferente. Prevejo que a sessão de amanhã não seja muito fácil porque ela vai ser contrariada e ultimamente está com os níveis de tolerância um pouco baixos, no entanto já conhece a Sofia, quem sabe até coopera melhor do que estou à espera.

Outra vez Setembro… Acho que já aqui disse antes, nos últimos anos tem sido um mês triste/complicado. Wake me up when September ends.

1 comentário:

Mina disse...

Um balanço, muito positivo...Eram precisas mais férias(lol).Mas só o já haver esses avanços na autonomia,é um passo muito importante...Pronto lá terá de ser bom regresso á rotina...
Bjocas