26/09/06

Tiago

Depois de um fim de semana inteiro à espera, internada no hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra para os amigos), chamaram-me para fazer a cesariana na tarde de 11 de Setembro.

Às 16.56, nasceu o Tiago, com 3,430 kg e 50 cm de comprimento. Bem grandote, se formos a comparar com a mana que veio ao mundo com 2,875 kg e 47 cm.

Infelizmente, nem tudo correu bem e o Tiaguito nasceu com dificuldades respiratórias, ao que parece, embora já tivesse quase 40 semanas, havia alguma imaturidade a nível pulmonar, o Tiago não sabia bem o que fazer com os pulmões e gemia ao respirar "às vezes os bebés nascem bobinhos" foi como a médica que o recebeu neste mundo me explicou. O primeiro diagnóstico foi de pneumonia e ficou na unidade de cuidados intensivos de neonatologia.

Foi para mim uma noite terrível, atormentada por dores físicas e psicológicas. Só pedia para ser eu a sofrer tudo, no lugar do Tiago e não sabia o que pensar.

Só quando o João me veio ver, é que pude ir ter com o meu filhote. As fotos que ele tirou, antes preferia esquecer mas ele diz que é disparate meu e talvez tenha razão. Foi uma batalha que o Tiago superou, portanto há que recordar com alegria. Mesmo com aqueles fios todos, dei-lhe de mamar e ele pegou no peito assim que o aproximei da boquinha dele (que alegria!)

A mancha que existia nos pulmões foi-se reduzindo e, ao fim de 9 ou 10 dias já tinha desaparecido. Mesmo assim, tivemos de continuar com o antibiótico até se completarem 14 dias e neste aspecto posso dizer que o pessoal do Amadora-Sintra não facilita mesmo. Durante este tempo de internamento, descobriu-se que o Tiago estava com anemia e agora está a tomar Folicil. Mais tarde veremos se será congénito ou se foi apenas causada pela drenagem em excesso de sangue pelo cordão umbilical.

Já comigo no serviço de obstetrícia, o meu anjinho estava assim:



Foram dias complicados, com grandes oscilações de humor e obviamente comigo a culpar-me de tudo. Deveria ter tido uma gravidez bem mais calma e ter evitado certos aborrecimentos. Gostava tanto de ter 3 filhos e agora nem sou capaz de pensar em conceber um terceiro, tal é o medo.

Entretanto, lembrei-me do sonho que descrevi no post anterior. Terá sido alguma espécie de premonição?

3 comentários:

K disse...

Queridinha, como poderias culpar-te?!? Não sabes ainda que isso são as hormonas a falar?!? Claro que deve ter sido horrível passar 2 semanas e tal no hospital, ver o teu bebé medicado e com imensos tubos ligados, tudo isso te abalou mais ainda, mas... calma aí com os medos sobre o terceiro filho, que ainda tens tempo para esquecer tudo isto e ver como tudo se compõe! O sonho foi um sonho igual ao de todas as grávidas, é sempre assim... sabes com o que sonhei um dia destes?? Que estava grávida do Diabo e que tinha de o arrancar de dentro de mim! Vê lá que coisa mais tola, violenta, estapafúrdia! As grávidas não respondem por elas, nem as recém-mamãs. Sê boazinha para ti e mima-vos muito. Tudo se recomporá. Bjs grandes!!!

Anónimo disse...

Parabéns Mamã e sê bem vindo Tiago. Mais um homonimo para o meu filhote.
Passaste por uns maus momentos mas, felizmente, essas nuvens negras já lá vão, afastadas de certeza por alguma máquina inventada pelo Sr. Faísca, grande inventor e amigo do Noddy. O quê?! Não sabes quem é o Noddy?!. A tua mamã, o teu papá, e especialmente a tua mana vão-te ensinar.
Que sejas muito, muito feliz são os meus votos e os da Teresa, a mamã do Tiago e claro, do Tiago.

Beijos,
Pedro (o pai dos Besnicos :-))

AnaBond disse...

Andreia... estou a chorar.

Linda, só posso imaginar o que tu passaste... quero-te dar o meu telefone para um dia nos encontrarmos, quando estiveres melhorzita e mais recomposta, para podermos trocar as nossas experiências...

Peço desculpa pela ausência, isto não tem estado fácil. Manda-me um mail, a ver se nos conhecemos finalmente.

Parabéns pelo Tiago, que é lindo... e vais ver que te esqueces mesmo disso tudo (já se passaram só 3 meses e tudo o que passei com a Inês já é apenas um sonho).

Beijo muito muito grande, e desculpa-me a falta de jeito (por nunca mais ter dito nada). Não fazia ideia. Não tenho lido nada dos besnicos e com o teu comentários, resolvi vir ver se já eras mamã novamente.
Vais ver que isso tudo passa.

beijo muito muito grande para essa família linda.