09/08/07

O primeiro xi-xi pedido

PECS - Picture Exchange Communication System (Sistema de Comunicação por Troca de Imagens)

Esta é uma técnica aplicada em crianças (e adultos) autistas e consiste na comunicação não verbal entre o autista e o seu interlocutor. Com o PECS, o autista é capaz de indicar o que quer fazer, comer, o que sente, etc., mediante a escolha da figura que se ajusta à sua necessidade. Desejavelmente, o PECS vai também encorajar a fala, uma vez que depois de nos indicar no cartão que quer uma bolacha, nós verbalizamos o desejo, e se possível, só a damos depois de também ele repetir.

A educadora do ensino especial da Cathy, fez uma formação em PECS, infelizmente já próximo do final do ano lectivo. Com ela, a Cathy aderiu muito bem ao esquema, mas em casa nem por isso. Compreendo que assim seja, porque a envolvência é outra e em casa há mais predisposição para brincar à vontade dela.

Assim, tornou-se raro pegar no dossier de PECS embora uma vez por outra lá lhe mostrasse as imagens mais habituais: a bolacha, a casa de banho, alguns animais imitando os sons, etc.

Ontem, em casa da minha mãe, a Cathy estava a brincar no quintal e foi para dentro buscar o dossier. A minha mãe, (erradamente) pegou no símbolo da bolacha, pensando que era o que ela queria mas ela tirou-lho da mão com impaciência, voltou a guarda-lo no dossier e pegou no símbolo da casa de banho. Sem acreditar muito, a minha mãe po-la no bacio e chhhhhhhh um belo xi-xi :D

3 comentários:

AnaBond disse...

UAU!!
que bom ... pode ser que agora comecem a conseguir comunicar.

beijo grande.

Malena disse...

Ena, que maravilha.
Mais um avanço da tua pequenita. E muitos , muitos mais virão em breve, vais ver.
beijocas
Malena

K disse...

Parabens!!! Que progresso maravilhoso! Vais ver que, pouco a pouco, ela vai ampliar o mundo dela e isso do autismo tornar-se-a cada vez mais imperceptivel! Parabens, cathy! Bjs gds