28/03/06

Lombalgia

"Em diversos momentos na gestação aparecem desconfortos musculares e a famosa "dor nas costas" na região do quadril - lombalgia - é certamente o mais comum deles. Isto se dá devido a gestante secretar um hormônio chamado relaxina cuja função é afrouxar os ligamentos a fim de propiciar lassidão nos ligamentos da pelve, fato importante para a passagem do bebê durante o parto.
No entanto, a relaxina atua em todas as articulações promovendo instabilidade articular também nas estruturas que sustentam a coluna e por isso, muitas vezes, a gestante sofre de lombalgia no início da gravidez e não entende o porquê, afinal o ganho de peso ainda é discreto.

A mulher já inicia a gravidez com um quadro de desequilíbrio nas estruturas de sustentação corporal e à medida que ganha peso, tende a sofrer mais de desconfortos musculares e articulares.(...)"
in linkdobebe.com.br

Está explicado mas eram perfeitamente escusadas estas dores horríveis que tenho desde Sábado. Por muito que me custe, vou ter de evitar pegar na Cathy ao colo :(

1 comentário:

K disse...

Ai miúda, tu tem juízo, olha que uma grávida não deve mesmo pegar em "coisas" pesadas! Sabes o que me aliviava? Sentar-me de pernas cruzadas, com as costas encostadas ao sofá ou à parede! Tenta... e vou ver se encontro uns exercícios para grávidas que servem para fortalecer as costas e depois mando-te. Bjs e as melhoras. Ps: não acho que o benuron faça mal algum, acho pior que estejas com dores!