16/03/14

Parabéns filha

Hoje é o 10º aniversário da Cathy. 10! Meu Deus, tantos...

E este dia foi muito bom. Era dia de missa de escuteiros e cantaram-lhe os parabéns na igreja (grande Tiago que avisou de véspera os chefes). De tarde fomos dar uma voltinha mais os avós: ao parque do Seixo e depois a Santa Cruz comer um corneto (há tanto desejado). Ainda houve um desvio ao aeródromo porque o dia era dela.
Com ela já bastante ansiosa, voltámos para casa para cantar os parabéns. O seu desejo de aniversário era um bolo de chocolate e ela já não via a hora de o comer.
Como desde que foi a Madrid, está sempre a pedir um avião (e quer sempre um cada vez maior que o anterior) os avós deram-lhe um avião enorme. No fim perguntámos: "Então Catarina, queres um avião maior?" - "Não, quero um avião pequenino" a indicar o tamanhinho pretendido com os dedos. Esta miúda tem um grande sentido de humor, tipo, querem gozar comigo mas eu gozo ainda mais convosco. 

Tempo de balanço. Um ano volvido, tantas mudanças em tantos sentidos. Temos uma Cathy mais estável, mais presente, que se mete nas nossas conversas, ri connosco, fala cada vez mais, está connosco, olha para nós, goza-nos quando nos enganamos.
Nós que vivemos o dia-a-dia, às vezes refreamos o entusiasmo porque normalmente, os piores episódios ela guarda-os só para nós. Continua a ter os seus momentos mas, só de pensar no que passámos há precisamente um ano, não temos dúvida que muito caminho foi feito. De fora, todos são unânimes que a Catarina cresceu muito e sentimos um grande apoio da comunidade, sobretudo dos escuteiros, que tem sido muito importante para a sua integração.
O que terá contribuído para tudo isto? Não tenho dúvidas que o motor foi a medicação do Dr. Máximo que está a permitir, aos poucos, a Cathy mostrar o que é tão difícil revelar.

Agradeço a Deus pela evolução da Cathy e peço com todo o meu coração que me ajude a ver o caminho, me guie para as escolhas mais acertadas e comprometo-me a viver um dia atrás do outro, intensamente, confiante que Ele está comigo. 

6 comentários:

Anónimo disse...

Boa Tarde desde ja os meus Parabéns à sua filhota.
Li por aqui no seu blog que a Cathy fez neuroterapia o que me diz sobre essa terapia?
Tenho uma Maria Ines com 3 anos e 1 mes que se encontra no espectro do Autismo ainda nao diz nada só balbucia e parece nap perceber o que lhe dizemos... e agradecia que me desse a sua opniao sobre este tratamento e se viu resultados

Estrumpfina disse...

Olá! Obrigada pelos parabéns :D

A Neuroterapia revelou-se uma óptima aposta. O perfil da Cathy estava no limite das possibilidades de intervenção para esta terapia porque o seu cérebro apresentava uma conectividade enorme e picos de descarga que dificultaram imenso os procedimentos mas graças a Deus a Drª Manuela Quintas escolheu bem o protocolo a seguir e a resposta da Cathy foi muito positiva. Os primeiros resultados surgiram bem depressa: as dificuldades em adormecer e as despertinas que ela tinha a meio da noite começaram a diminuir (este era um problema enorme para nós na altura) e outros aspectos como contacto visual, senti-la mais presente, aumento da intenção comunicativa foram melhorando de forma consistente. Só posso lamentar ter apenas descoberto a neuroterapia quando a Cathy já tinha quase 8 anos, a Maria Inês com 3 anos vai ter muito retorno desta terapia. Estás à vontade se quiseres falar mais um pouco sobre isto, desejo-vos a maior sorte. bjs Andreia

Mina disse...

Parabéns !
Á Caty ,aos papás e ao Tiago, todos contribuem para evolução da Caty, que tão depressa passaram 10 anos, ao longe a vê la crescer e evoluir.
hoje sempre , que sejas FELIZ...
Beijinhos

Estrumpfina disse...

Obrigada Mina!!! beijinhos!

Ana Caldeirinha disse...

Olá Andreia,
Os meus parabéns à Catarina (um bocadinho atrasados, mas sentidos!...)
Fico muito feliz por todas as conquistas da Catarina nos últimos tempos. Espero que continue a "desabrochar" e a presentear quem a ama com a sua personalidade.
Beijinhos

Helena disse...

Fico muito feliz pela evolução.

Que continue a correr tudo pelo melhor.

um grande beijinho para todos