26/05/09

Que fase!

A Cathy anda numa fase péssima. Basta alguma coisa não correr como ela quer que tem uma atitude de frustração horrível que lhe dá para gritar, espernear, empurrar e mesmo virar-se contra nós.

Estou a ficar de rastos com isto, por mais que tente não consigo ser optimista em alturas como esta. Já dura há 2 semanas, com tendência para piorar e eu só penso que ela está a crescer e como vai ser quando tiver mais corpo.

Tenho já presente, por experiências anteriores, que não podemos ceder com ela. Temos de conduzir estas birras com muito carinho mas com muita firmeza porque quanto mais "espaço" ela conquista mais difícil é depois voltar atrás.

Ontem "transformou-se" quando foi a hora do banho. Não queria e não estava disposta a despir-se nem por nada. Estive que tempos na casa de banho até ela se decidir a tirar a roupa. À hora do jantar, queria que lhe desse a sopa à boca e ao meu colo.

Como sei perfeitamente que ela percebe tudo o que lhe dizemos, eu tento sempre explicar os "comos" e os "porquês" mas naquela altura acabei por desistir. Tirei-a do meu colo e disse simplesmente - Eu vou comer. Se não queres comer, não comas.

Foi remédio santo. Mal me viu pegar na colher, começou a comer a sopa e o resto do jantar decorreu sem mais problemas, tal como o resto da noite. A Cathy e o Tiago fartaram-se de brincar os dois tão bem que eu estava parva num canto a ve-los.

Enfim... vamos ver até quando durará esta fase. Tenho consciência que as minhas forças já estão por um fio. É com muita tristeza que constato que há imenso tempo que não me consigo sentar com a Cathy para fazer actividades específicas. Ultimamente nem tento para não ficar pior.

4 comentários:

Anónimo disse...

Estrumfina,
acho que estamos todos a precisar de férias....o meu também anda mais irritadiço, sempre aos gritos, etc. Contudo, eu também ando numa fase louca, cheia de trabalho e com pouco tempo para os miudos,logo, ele reage sempre pior, quando não tenho tanto tempo para ele.
Depois, pelo que já falei no colégio, todos os meninos estão assim,por isso, será mesmo cansaço próprio da altura do ano. Passará...
Beijinhos e tudo de bom para vocês.
Maria Anjos

Carlos disse...

Olá Andreia,
As tuas forças não estão por um fio... eu sei que não estão, pois tens uma força enorme, e Deus abençoou-vos e nunca vos abandonará!
Teres consciência da tristeza que sentes por não te sentares com a Cathy para fazer actividades é meio caminho andado para mais logo procurares fazê-lo... ;-)
Quando pensamos cinzento e vemos algo negativo, as coisas ficam "pretas"; mas quando pensamos cinzento e procuramos ver algo positivo, o cinza fica azulado e brevemente tornar-se-à num "azul celeste"! :-)
Ânimo... sorri... vais ficar melhor, basta acreditar com fé!
Com amizade, Carlos.

Mina disse...

Andreia
Já percebi que "não há bem que sempre dure, nem mal que sempre perdure".
E mãe não é super mulher têm as suas quebras, que são normais para se erguer ainda mais forte, há sempre um contratempo que é o tempo, disponível que deixa a angústia de não poder fazer mais.
Mas ela vai aprender com carinho, e a necessária firmeza para adquirir os comportamentos mais adequados, e são fases pense nisso, que vão passar um dia de cada vez não vale a pena sofrer por antecipação.
Força e bjocas

Estrunfina disse...

Obrigada pelas vossas palavras.

Tenho realmente um grande mal que é pensar demasiado no futuro.

Ontem a Cathy explodiu uma ou outra vez, hoje também se desorganizou de manhã mas controlámos bem a "coisa".

Há realmente muito cansaço à mistura mas hoje vejo as coisas um pouco mais cinzento-azuladas ;)

Bjs