06/11/07

Porque me chamo Catarina

É o trabalho que a educadora da Cathy pediu aos pais para fazer. A folha será a capa do Dossier que reune os trabalhos deste ano lectivo.

É simples. Fui eu que escolhi o nome mal soube que afinal era uma menina e não um menino. Para rapaz, na altura, estava instalada uma “guerra” porque não conseguíamos concordar no nome e nem discutíamos nomes de menina, tal era a confiança LOL.

Saídos do consultório, a caminho do carro, eu disse ao João, à laia de súplica, ela vai-se chamar Catarina. Ele concordou que era um bom nome.

Então e porquê Catarina?

Acho que nós acabamos sempre por conectar um nome ao perfil de alguém que o tem. Não conheci muitas Catarinas, tenho no entanto de infância, a memória de uma menina com esse nome que sempre me fascinou e passei a associar Catarina com alguém muito alegre, extrovertido e com um “brilho” especial.

Além disso, há aquela música da Ana Faria, que apoia o meu sentimento a este nome:

Das miúdas de sacola
No recreio lá da escola
Quem saltita mais é ela
Refilona e matreira
Rainha da brincadeira
Catarina tagarela

Se alguém diz que já chega
Ainda joga à cabra cega
À macaca e à apanhada
Faz a roda faz o pino
Corre atrás daquele menino
Não sabe o que é estar cansada

Corre, pula, canta, dança, brinca, joga, salta e ri

No entanto, estou há mais de um mês para entregar o trabalho, porque cada vez que penso nesta música, vêm-me as lágrimas aos olhos.

Não vou escrever na capa uma coisa que, ao ser comparada com a realidade não faz sentido.

Vou ter de reflectir mais sobre o que escrever. Provavelmente vai sair algo muito superficial mas acho que é melhor do que ser lamechas.

3 comentários:

Filipa disse...

Acho que devias escrever o que realmente sentes. Tenho a certeza que um dia a Catarina vai conseguir ler o que escreveste e ficar feliz...porque, acredita, ela tem o tal "brilho especial"!
E nasceu para mudar as nossas vidas...e para nos fazer realmente "crescer"!

Beijinhos,
Filipa

Estrunfina disse...

Obrigada Filipa!
O brilho ela tem, isso sem dúvida. Deus te oiça no resto.

Beijinhos

Anónimo disse...

A Catarina tem o brilho especial e tem tudo o mais que a pequena Catarina da canção também tem. Eu acredito que não só escolhemos o nome pela semelhança do perfil de alguém que conhecemos mas também pela força que o nome transmite. A Catarina precisa da força e da energia que muito provavelmente esse nome já te tinha transmitido, ainda que inconscientemente. Tenta pegar nessa imagem de menina e fazer dela uma imagem para o exercício da tua fé - é ela que move montanhas!