28/04/12

Escolinha do Figo

- Não gosto nada da Escolinha do Figo. - Diz o Tiago a fazer uma careta quando estava a anunciar esses desenhos animados no Panda.
- Então porquê, não gostas de futebol?
- Gosto.
- Então... o Figo foi um grande jogador. Se vires a Escolinha do Figo aprendes.
- Mas eu não gosto. Prefiro aprender com o papá.
- Ah! Pois tu tens sorte. Mas há pais que não sabem jogar à bola.
- Então, esses vêem a Escolinha do Figo - tipo "azar o deles"

eh eh! Tive de contar ao pai que ficou todo inchado.

20/04/12

12/04/12

Fotografia aos dentes

Hoje a Cathy tinha um raio-X à boca e preparei-a explicando que ia tirar uma fotografia aos dentes: tinha de ficar quietinha enquanto eu contava até 5.
Ela até foi, convencida, mas assim que viu a máquina começou a uivar. Ainda assim aproximou-se e contou rapidinho até 5.

Ao ver a minha cara de aprovação, a técnica concluiu que eu não estava a ver bem a coisa e explicou-me ao que íamos. Afinal o exame não era um raio X normal mas uma ortopantomografia (!). Além de ter uma coisa a rodar à volta da cabeça, a Cathy tinha de ficar imóvel 16 segundos.

A vontade era ir logo embora mas eu estava com uma confiança tremenda nela e tentei.
Foi muito complicado, tivemos muita compreensão da técnica mas estávamos mesmo prestes a desistir quando a Cathy deu mostras de estar decidida a fazer o exame e comecei a contar, lamentando o combinado ter sido só até 5. Uuuuuuuummmm, ddddddoooooiiiisssss, ttttttrrrrrreessssss, (já a ficar impaciente), qqqqquuuuuuuattttttrrro, (e agora ai, ai ela vai sair) qqqqquuuuuutttttrooooo virgula uuuuuummmmmm, qqqqqqqquuuuuuuaaatttrrro virgula doooooiiiisssss (já a mexer-se um pouco), qqquuuuaattrro virgula treeeeeesssssss, qqqatt (sai a técnica lá da casinha), cinco!

Ufffff que alívio

O exame não ficou perfeito, um dos lados ficou um bom bocado tremido vamos lá a ver se a médica consegue trabalhar com ele. Se não, estou convencida que a Cathy vai fazer ainda melhor.

10/04/12

Intrusos na cama

Normalmente não é grande coisa acordar com um macaquinho a entrar pela nossa cama adentro só que esta noite não foi um macaquinho e sim uma macaquinha que se aninhou entre nós (e em cima de mim e com alguns cotovelos à mistura) mas não foi para macaquear, foi mesmo para dormir.

E assim sendo, nós dissemos "tudo bem" LOL

Se se tornar hábito deixamos de achar tanta piada mas uma primeira vez tem sempre de ser comemorada.

09/04/12

Contente

No sábado estava no quarto com a Cathy a arrumar a roupa enquanto ela brincava. Às tantas, pára de brincar e diz para mim:

- A Catarina está contente.

Até o ar se me foi!!!

Confirma-se

Esta manhã ouvi os passitos a aproximarem-se do nosso quarto. Não pareciam do Tiago, sussurrei para o João "acho que é a Cathy!". Sustenho a respiração e... aparece ela à nossa beira.

Hurra!

Duplamente bom até porque "já" eram 7.40h. Dormiram os dois a valer esta noite.

04/04/12

Novidades!!!

Duas novidades da minha princesa:

- De manhã em vez de ficar aos gritos ou à gargalhada na cama, levanta-se e vai à sua vidinha.
- Vai à casa de banho fazer o que tem a fazer, limpa-se e não chama ninguém.

A primeira, nunca tinha feito é mesmo a estrear e a segunda está a fazer cada vez com mais frequência. Segundo a minha mãe, tem sido assim durante a semana toda.

Resta ver se vai continuar com estas proezas quando voltar a casa.
Vai ser tão, mas TÃO bom acordar com ela a rondar a minha cama!!!

02/04/12


Hoje, dia 2 de abril é o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. Este dia foi decretado em Dezembro.2007 pela ONU (Organização das Nações Unidas) traduzindo a profunda preocupação desta organização em informar e alertar as pessoas para esta desordem.

O autismo é uma desordem neurobiológica complexa, integrada num grupo maior de desordens conhecido como Perturbações do Espectro do Autismo (PEA). Manifesta-se sem distinção racial, étnica e social.
Embora não existam dados precisos da incidência do autismo, estima-se que nos Estados Unidos da América exista 1 criança com autismo em cada 110 sendo cerca de 4 vezes mais comum em meninos do que em meninas (estudo do CDC - Center of Deseases Control and Prevention). Assume-se que este padrão de prevalência seja idêntico nos restantes países.
A ONU acredita que existam no mundo mais de 70 milhões de pessoas com autismo. Todos os anos são diagnosticados mais casos de autismo do que de diabetes, cancro e sida todos somados!
O autismo compromete a capacidade de comunicação e de relacionamento com os outros. Falar, olhar nos olhos, cumprir regras sociais básicas são tarefas que podem ser dolorosas para os autistas. O autismo está também associado a rotinas e comportamentos repetitivos e embora no senso comum o autismo seja frequentemente associado a casos bastante graves, como perturbação de espectro que é, o autismo pode-se manifestar nos mais variados graus sendo comum dizer-se que não há dois autistas iguais pelo que a abordagem terapêutica tem de ser individualizada e adaptada às necessidades específicas de cada um.
Em qualquer dos casos, o autismo em si não tem cura. No entanto, quanto mais precoce for a intervenção, maiores serão as possibilidades de a criança autista conseguir levar uma vida autónoma e integrar-se na sociedade sendo que ela própria se deve também adaptar às necessidades dos autistas.