29/05/09

Óculinhos

Na consulta dos 5 anos, e apenas por rotina, a Cathy foi indicada para a consulta de despiste de estrabismo/ortoptica.

O que com qualquer criança é feito numa consulta de 30 minutos, para a Cathy foi um drama de várias horas espalhado por 4 consultas, com uma colaboração quase nula.

Juro que estive para desistir, uma vez que não havia nada que indicasse um problema de visão mas, não fosse o diabo tece-las... acedi em sujeitá-la a umas gotas nos olhos durante vários dias que lhe causaram um grande desconforto e ontem lá fomos novamente à consulta.

Foi do piorio, teriam sido precisas várias horas para ela se ambientar ao local e à médica. Infelizmente por muita compreensão que elas tenham tido, isso não era viável e o exame teve de ser feito "in the bad way" - à força.

A própria médica questionou a necessidade do exame mas depois de ter passado por tanto não ia levar a Cathy embora.

E infelizmente foi o melhor que fiz. A minha princesa tem hipermetropia. Coisa que nunca tinha ouvido falar mas cuja descrição já está no post abaixo.

Fiquei triste claro que sim. Ela vai de certeza ficar gira de óculos mas que treta, preferia que não fosse preciso, para não falar em mais um drama para ela os usar (lá estou eu a sofrer por antecipação).

Hipermetropia

Hipermetropia

Qui, 10 de Janeiro de 2008 17:31 Denis Henrique Silva
Hipermetropia é o nome dado ao erro de focalização da imagem no olho, fazendo com que a imagem seja formada após a retina. Isso acontece principalmente porque o olho do hipermétrope é um pouco menor do que o normal. Outras causas incluem aquelas situações onde a córnea ou o cristalino geralmente tem alterações no seu formato que diminuem o seu poder refrativo, como a megalocórnea, onde a córnea é mais plana do que deveria ser.

A maioria das crianças apresenta hipermetropia, pois os seus olhos normalmente são menores do que o que deveriam ser. O Hipermétrope geralmente tem boa visão para longe, pois o seu grau, se não for muito elevado, é corrigido pelo aumento do poder dióptrico do cristalino, o que chamamos de acomodação. No entanto, quando vai focalizar a imagem para perto, o cristalino além de corrigir o grau de longe, ainda tem que aumentar mais 3 graus, para focalizar a imagem a 33 centímetros dos olhos, o que faz com que o mesmo ou não consiga focalizar a imagem ou sinta desconforto visual, geralmente referido como cansaço, ou dor de cabeça.

Crianças têm um maior poder de acomodação do que os adultos, e suportam graus muito mais elevados de hipermetropia. O grau do hipermétrope, geralmente diminui com o crescimento do olho, e é comum existirem pessoas que necessitavam de óculos durante a infância, mas que deixaram de usar óculos na idade adulta. A Hipermetropia pode estar associada ao aparecimento de estrabismo acomodativo na infância, com aparecimento geralmente ao redor dos 2 anos de idade.

Na maioria das situações, não é necessário o uso de óculos. Nas situações onde o problema causa desconforto visual ou o paciente não consegue focalizar a imagem, pode-se usar lentes corretoras com dioptria positiva, geralmente com um grau inferior ao que é necessário para fazer a correção completa do problema, já que o hipermétrope tem uma capacidade maior de acomodação. A única exceção é quando a criança apresenta estrabismo, quando deve-se usar a correção total. Esta correção pode ser feita com óculos ou lentes de contato. Outra alternativa restrita a aquelas pessoas maiores de 21 anos, é a cirurgia refrativa realizada com o Excimer Laser, o Lasik.



Sintomas
Fadiga ocular e dores de cabeça. O esforço permanente de acomodação pode ser a causa destas manifestações, mais freqüentes ao fim da tarde e depois do trabalho. Uma fraca hipermetropia passa freqüentemente despercebida até os 35/40 anos, pois o olho "acomoda" para estabelecer uma imagem nítida. Quando na criança a hipermetropia é forte, apercebemo-nos bastante cedo desta deficiência, pois é muitas vezes acompanhada de estrabismo, que deve ser rapidamente corrigido.

Como corrigir?
A hipermetropia corrige-se com uma lente convergente (convexa), que recoloca a imagem sobre a retina.
Alivia-se assim o esforço de acomodação ocular, e evita-se a fadiga e as dores de cabeça. As lentes para hipermétropes são mais espessas no centro do que nos bordos. A diferença de espessura é tanto maior quanto mais forte for a hipermetropia.

Destacam-se como situações causadoras da Hipermetropia:
Eixo axial curto;
Aumento do raio de curvatura (Hipermetropia de curvatura);
Diminuição da curvatura das faces do cristalino (Hipermetropia de curvatura);
Diminuição do índice de refração do cristalino e humor aquoso (Hipermetropia de índice);
Aumento do índice de refração do vítreo (Hipermetropia de índice);
Distância excessiva entre cristalino e córnea;
Falta do cristalino (afacia).

Fonte:
http://www.oftalmojanot.com.br/erros-refrativos/hipermetropia.html

26/05/09

Que fase!

A Cathy anda numa fase péssima. Basta alguma coisa não correr como ela quer que tem uma atitude de frustração horrível que lhe dá para gritar, espernear, empurrar e mesmo virar-se contra nós.

Estou a ficar de rastos com isto, por mais que tente não consigo ser optimista em alturas como esta. Já dura há 2 semanas, com tendência para piorar e eu só penso que ela está a crescer e como vai ser quando tiver mais corpo.

Tenho já presente, por experiências anteriores, que não podemos ceder com ela. Temos de conduzir estas birras com muito carinho mas com muita firmeza porque quanto mais "espaço" ela conquista mais difícil é depois voltar atrás.

Ontem "transformou-se" quando foi a hora do banho. Não queria e não estava disposta a despir-se nem por nada. Estive que tempos na casa de banho até ela se decidir a tirar a roupa. À hora do jantar, queria que lhe desse a sopa à boca e ao meu colo.

Como sei perfeitamente que ela percebe tudo o que lhe dizemos, eu tento sempre explicar os "comos" e os "porquês" mas naquela altura acabei por desistir. Tirei-a do meu colo e disse simplesmente - Eu vou comer. Se não queres comer, não comas.

Foi remédio santo. Mal me viu pegar na colher, começou a comer a sopa e o resto do jantar decorreu sem mais problemas, tal como o resto da noite. A Cathy e o Tiago fartaram-se de brincar os dois tão bem que eu estava parva num canto a ve-los.

Enfim... vamos ver até quando durará esta fase. Tenho consciência que as minhas forças já estão por um fio. É com muita tristeza que constato que há imenso tempo que não me consigo sentar com a Cathy para fazer actividades específicas. Ultimamente nem tento para não ficar pior.

18/05/09

Upa!

Ainda muito a medo, a Cathy já se põe a pé no cavalo.

OK, ainda não é bem por-se de pé porque ela estica as pernas mas fica dobrada (sobre a cintura)a agarrar os apoios das mãos, mas já está quase a ganhar a confiança total.

Como sempre, faço a ponte com a natação. Ela também não nutre grande amor pelo colchão e normalmente só se senta nele. Só há uma ou duas semanas é que ela se pôs em pé nele pela primeira vez, e são só uns segundos. Andar nem pensar.

De repente...

De repente, pára tudo.

Vira-se para mim e diz, "quero dar beijinho"

Derreto-me.

E ele dá e volta ao que estava a fazer.


___

Pergunto-me, como será ele aos 16 anos. Ai, ai ...

A crescer

É engraçado como os dias passam e nós não notamos certas evoluções.

Quando o João comentou comigo que o Tiago está a falar muito melhor é que me dei realmente conta disso.

Já tinha reparado por estes dias que ele está a formular melhor as frases mas não o cheguei a dar por ponto assente, até porque ele continua muito trapalhão rsss, rsss

E nestes últimos tempos algo que me preocupava, o raciocínio e destreza para resolver jogos de encaixe, está a evoluir a olhos vistos. Muito longe da mana para a idade que com 2A8M resolvia puzles de 26 peças num piscar de olhos. Mas aí ela é que estava adiantada.

11/05/09

Aprender as letras

No Sábado fiquei surpreendida com o Tiago.

O material que é usado para as aulas de hidroterapia foi cedido às aulas de natação dos bebés (aqueles vandalos que já me obrigaram a colar o número 7 rsss rsss).

Então este Sábado o meu vandalo mais pequeno tinha na piscina imensas letras a boiar e identificou umas quantas não propriamente pelo nome da letra mas pelo nome que lhe estava associado:

T - Tiago
C - Catarina
D - Dora
F - Fátima
M - "de Maria" digo eu pensando que ele não conhecia - "Não, Marta" corrige-me

06/05/09

Dia da Mãe - 3

Na Segunda-feira foi o dia de passar a tarde na escola do Tiago.

Aderiram muitas mães e foi giro. Houve a habitual disputa do "A mãe é minha" e para fazer pirraça aos outros, ou então para mostrar a felicidade de me ter na escola, fui muito mimada. O Tiago enquanto lanchava enchia-me de mimos, beijos e festinhas (huuum que bom).

Tivemos uma actividade bem disposta com a professora de karaté e depois fomos ouvir uma história sobre o Dia da Mãe.

No final fomos buscar a Cathy à escola dela e o Tiago fez o seu número de menino-super-envergonhado.

Dia da Mãe - 2

O Dia da Mãe propriamente dito foi uma aventura.

Tinha planeado irmos ao Parque das Nações para os macaquinhos andarem no comboio mas além de já termos saído muito tarde de casa apanhámos um trânsito sem explicação.

Demorámos 45 minutos para fazer uma meia dúzia de quilómetros. Já estava desesperada, a Cathy da habitual impaciência estava já a entrar em grande stress e foi um alívio quando chegámos a uma bomba de gasolina.

O nosso 6º sentido dizia que a Cathy queria ir à casa de banho. Ninguém sabia da chave. Ela cada vez chorava mais até que no mesmo instante em que lhe baixei as cuecas ela fez um cocó enorme que até nos fez impressão. Tadita, esteve muito bem aguentou-se sem se sujar, azar para quem foi limpar o chão.

Tenho a impressão que só volto a este posto se não tiver outro remédio. É uma falta de consideração para os utentes não terem uma casa de banho a funcionar.

O pior mesmo foi para a limpar. Ela desorientou-se com a situação toda e parecia um animal selvagem impossível de dominar. A cathy tem já imensa força, cada vez vai ser mais difícil controlar os acessos de fúria dela.

Depois disto, preparei-me para o total descalabro do dia mas felizmente que não correu mais nada mal.

De regresso à estrada, o trânsito fluia como se nada tivesse acontecido antes, tratava-se de um Domingo calmíssimo. O IC19 tem destes mistérios...

Mas já estávamos mesmo atrasados. Tivemos apenas tempo de almoçar junto a um dos vulcões no Parque das Nações (que eles adoraram) e fomos para a Dotylândia, aos anos da Raquel.

Foi muito giro, fartaram-se de brincar, correr, saltar. Até o Tiaguito meia-leca andava no meio dos outros todos. O parque era para maiores de 4 anos mas a idade a ele não barra nenhuma entrada e conseguiu subir ao nível mais alto do brinquedo.

Quem dera a mim que no meu tempo houvesse diversões daquelas.

O dia terminou com boa disposição mas ainda assim com a cabeça em água.

Dia da Mãe - 1

A escolinha do Tiago e da Cathy chamou as mães para comemorar o Dia da Mãe na escola.

Quinta-feira foi a vez da Cathy e as coisas não correram muito bem. A actividade passou-lhe ao lado e eu descobri que afinal ainda não estou vacinada contra os olhares inquiridores de quem nos rodeia. Antes preferia que falassem comigo (as outras mães) e expressassem as dúvidas sobre o comportamento da Cathy do que fingirem que não estão a ver, mas nitidamente estarem a pensar no assunto.

Recebi ainda a inesperada notícia de que a educadora tinha pedido demissão e que na Segunda-feira entraria uma nova educadora ao serviço. Passei portanto o fim de semana a pensar no que isto iria dar.