30/09/08

Aaaarg!!!

Ando irritada com todo este sistema que ora até parece funcionar, ora não.

Tenho-me apercebido aos poucos das mudanças na escola da Cathy e não somos perdidos nem achados antes de as porem em prática. Acabaram com a figura da auxiliar-volante que dava apoio às salas nos momentos mais críticos e há períodos do dia em que fica apenas uma auxiliar com duas turmas.

Vamos falar de um modo geral, pensando apenas em crianças de 3 e 4 anos sem qualquer problema. Se acontece um azar? Como é que uma pessoa consegue evacuar uma sala com tanta criança? Como é que chamam por socorro? Não havendo ninguém por perto teriam de deixar as crianças sozinhas na sala para ir buscar ajuda...

E agora com a Cathy? Ela não vai sozinha à casa de banho. Como é que fazem?

E basta alguém ficar doente, para as coisas se complicarem mais. Nem de propósito, a educadora da Cathy tem estado de baixa há 2 ou 3 semanas e até a auxiliar teve um período de baixa coincidente. Não o soube logo, mas notei o comportamento da Cathy diferente e a ligação é fácil. Ela tem tido muito pouca atenção, logo tem-se entregue mais do que o desejável a actividades monótonas de alinhamentos e coisas afins.

Que raiva que isto me dá. Para a semana vou falar com os responsáveis mas tenho consciência que nada mudará e apetece-me mesmo "partir a loiça toda".

Ontem ainda tive de ouvir novamente que "mais do mesmo não vale a pena", referindo-se que não há necessidade nenhuma de ter duas sessões de TO por semana e muito menos outro tipo de terapia. Enervou-me sobremaneira, até porque veio de alguém que não estava nada à espera e extrapolei já para o que é muito natural que aconteça porque já o senti o ano passado. Vai haver amuos por parte dos profissionais que por falta de humildade nem se lembram que o conjunto pode (e deve) funcionar melhor do que a intervenção de uma única pessoa.

26/09/08

Lindo!

Na escola, a Cathy tem no seu cabide este desenho:



Quando o vi pela primeira vez fiquei estupefacta. A casa é um desenho normal, estou habituada a que ela o faça, mas uma cara à janela!?

Ainda pus a hipótese de ter sido a educadora mas não :D A Marisa pediu a todos os meninos para desenharem uma pessoa e a Cathy desenhou a casa. A Marisa elogiou o desenho mas disse, agora falta aí a pessoa que eu pedi e a nossa Cathy... pos uma carinha à janela :)

Digam lá se não está lindo (baba)

12/09/08

Pessimista ou realista?

Ontem confessaram-me que ao ler o meu blog ficou a sensação de eu ser muito pessimista e que estou sempre a pensar no problema da Cathy.

Na verdade, eu até acho que sim, já fui pessimista. Por ironia, isso foi na altura em que eu até nem tinha problemas de maior.

O que acontece é que sou mãe, de dois meninos que são a minha vida, sendo que a Cathy é autista.

O autismo não é o fim do mundo, mas é algo que tem de ser assumido por completo para depois batalharmos todos os campos que impedem a Cathy de se socializar, comprometendo assim o seu futuro.

Não posso de forma alguma ficar sentada à espera que tudo se arranje. O ano lectivo começou e já tenho testemunhos de muitos pais, cujas crianças já estão em idade escolar e lhes foi pedido para ficarem em casa mais alguns dias porque ainda não tinham pessoal para ficar com os meninos. Ora aqui está a escola inclusiva que temos.

Por minha parte vou escrever uma cartinha a lamentar terem tirado uma auxiliar volante que dava muito apoio à Cathy e a quem ela se afeiçoou muito. A turma da Cathy a cada ano que passa fica maior, agora já são uns 24 meninos para uma educadora e uma auxiliar entre as 9 e as 17 h. Antes e depois deste período, ficam apenas duas auxiliares com DUAS turmas. Como é que elas podem dar um apoio mais específico à Cathy, sendo o melhor exemplo uma ida à casa de banho, ou antes ainda, conseguirem ter a percepção que a Cathy quer lá ir, já que ela não pede.

Quem está de fora, sabe "apenas" que a Cathy é autista e para mim chega, não quero de modo algum que tenham pena ou lamentem a situação. O que escrevo agora é apenas para justificar que a minha cabeça não pára porque não pode parar e nem eu quero.

Sou feliz, e gosto de rever textos mais antigos, mesmo que amargos porque são o espelho do caminho que tenho trilhado e com os seus altos e baixos, está claro para mim que a evolução é positiva.

O "Porquê eu?" já há muito que não me aperta o coração estejam descansados ;)

O 2º aniversário

O dia ontem foi muito bom.

Fomos à escolinha do Tiago cantar-lhe os parabéns e comer o bolo com os amiguinhos. Ele estava bem disposto mas foi do contra. Todas as vezes que lhe cantámos os parabéns ele chorou desalmadamente, vá-se lá compreender...

A seguir foi dar um beijinho à bivó e fomos buscar a Cathy. Ela estava com os amiguinhos no pátio e quando a criançada o viu, fez o efeito de um pedaço de pão no lago. Pareciam patinhos de volta do Tiago, que coitado era o pão. Ficou petrificado, agarrado a mim. A Cathy é que não gostou nada de me ver aparecer com o mano ao colo. Ai os ciúmes...

Mas os ciúmes a sério ainda estavam para vir. Com as primas todas em casa (menos a Mara, que pena) foi ve-los a batalhar pela atenção e pelos brinquedos, mas houve também momentos de tranquilidade em que eu os fui espreitar e estavam todos a brincar, ainda que cada um para seu lado.

Foi um dia de excepção, o jantar foi um pouco contornado e deitaram-se tardíssimo. Quem estava pior era a Cathy, ela já não dorme a sesta e não tem pedalada para estas coisas. O Tiaguinho nem teve hipóteses de estranhar a cama nova, tal era o sono. Só fez uma reinvidicação, queria dormir com o Bob.

Às 2.30 fui apanhá-lo do chão que foi forrado com almofadões e de manhã também o tirei de lá.
O meu bebé já tem dois anos (suspiro)

11/09/08

Tiaguinho

Meu amor, fazes hoje 2 aninhos. Não há palavras para dizer o quanto te amo. Como me apetece encher-te de beijos a todo o momento por te ver tão lindo e tão esperto.

Mal posso esperar para ver a tua reacção à cama nova. Vai ser giro ver-te a entrar no nosso quarto a meio da noite. Agora tens é de ter cuidado para não acordar a mana.

Tu e a mana são a minha vida desejo-vos a cada minuto toda a sorte do Mundo, quero ver-vos crescer com saúde e alegria.

04/09/08

E não é que pode ter sido mesmo?

Estou numa de recordar, e fui ver as mensagens mais antigas, postadas antes de sequer se desconfiar do autismo.

Vi esta em que o João deve ter visto a luz ao se lembrar que a Cathy poderia ter-se desorganizado porque no dia anterior ele deu-lhe a fruta no prato onde sempre comeu a sopa.

Na altura, esta conclusão pareceu-me totalmente descabida, mas realmente deve ter sido isso. Onde tinha o pai a cabeça para confundir a sopa com a fruta...

03/09/08

Boa noite

Já aqui tinha falado de umas Lengalengas que fizeram parte da minha infância. Na altura, não sabia que a Cathy iria ter um diagnóstico de autismo.

Nunca me esqueci delas, mas depois de saber que a Cathy é autista, fiz por não me lembrar da minha intenção de querer manter a tradição.
Mas porque não?

A minha mãe muitas vezes se despede da Cathy quando ela vai para a cama com este Boa Noite tão especial e eu resolvi tentar, desejando-lhe bons sonhos desta maneira, noite após noite, quando lhe estou estou a dar os últimos beijinhos à cabeceira da cama. Aos poucos ela foi pegando nas minhas deixas, eu dizia uma parte e ela completava.

Ontem fiz a surpresa à minha mãe, acho que por pouco ela não chorou, tal foi a felicidade ao ouvir a vozinha da Cathy com estas palavras tão doces:

Boa Noite
Dorme bem
Sonhos felizes

Miminho mimão
Miminho mimalhão
Os beijinhos da praxe, esses ficam para outra altura

02/09/08

No Parque

Já tinha aqui dito como a Cathy anda destemida.

No Sábado fomos ao parque do Alvito e adorámos ve-la.

. Já não tem medo das passadeiras que abanam. Dantes punha os pés nos intervalos, agora passa por cima.

. Atravessa a correr nas passagens aéreas que são pouco mais que a largura dos pés.

. Aventurou-se pela primeira vez a descer pelo varão. Estava lá em cima muito curiosa a olhar para o varão quando se aproximou uma menina e eu disse-lhe - deixa passar a menina, ela ensina-te a descer - a menina mostrou-lhe toda orgulhosa como se faz e a Cathy imitou, feliz :D

. Ampliou o leque de interesses. Dantes só queria o baloiço e era uma chatice porque tinha de esperar a vez e não podia ficar lá muito tempo. Agora só temos de estar sempre a correr atrás dela ;)

___

Começa a estar um pouco mais desembaraçada. Já consegue subir pelas redes mas ainda não descobriu o método para subir pelas cordas, apoiando os pés.