28/12/07

Update

Já passou tanto tempo desde o último post!

Novidades soltas:
Os dentes do Tiaguinho que andavam tão preguiçosos para romper, estão agora a aparecer por todo o lado. Há dias descobri um incisivo lateral inferior e hoje vi mais duas agulhinhas: os molares, um em cima e outro em baixo. Sempre lhe posso dar uim desconto para as noites mal dormidas.


E falando em noites.... pois... mais cedo ou mais tarde ele acaba na nossa cama, quase não falha uma noite...
A Cathy anda muito muito fofa. Lá pode ter umas alturas com menos disposição, mas tem andado muito calminha e alegre. E está linda!!! Não consigo evitar de dizer que os meus filhos são lindos, porque são mesmo (baba)


O meu mano casou, num dia lindo. Que bom que S. Pedro ajudou, fiquei feliz. E os meus bebés aguentaram-se muito bem. A Cathy conseguiu dormir umas 2 horas numa cama improvisada mesmo no meio do espaço destinado à brincadeira da pequenada (isso é que era sono!). Tive medo porque pu-la a dormir sem fralda mas só fez xi-xi no bacio :D


Estamos em mudanças de quartos, eu e o João armámo-nos em pintores, o futuro quarto dos macaquinhos vai ficar lindo e alegre.


O 2008 está aí à porta. Onde tinha eu a cabeça quando concordei em passar o fim de semana + 2ª + 3ª feira (!) fora? Não me tinha apercebido que seriam tantos dias e doi-me o coração pensar que vou estar tanto tempo sem os meus meninos. Sei que preciso e me fará bem, mas isso deixa uma grande responsabilidade para este fim de semana, porque se não for perfeito vou estar sempre a desejar estar noutro sítio..

20/12/07

Mordidelas de amor?

O Tiaguinho apareceu com uma bruta mordidela na bochecha :(
Fiquei fula, pelo relato doeu-lhe e bem, e a marca não deixa grandes dúvidas.
Querida Bianca, podes ser um doce de menina, mas atina lá, que por muito fofo que o Tiago seja, para já para já, ainda não é para ser mordido pelas meninas.
... e não é que hoje de manhã o macaquinho foi-se sentar mesmo ao lado dela?

O apoio aumenta!

Ontem tivémos uma reunião com a terapeuta da Cathy, que é um doce de pessoa. Após um mês de trabalho com ela, com muitas surpresas positivas no que respeita às capacidades e personalidade da Cathy, resolveu que seria vantajoso criar mais um apoio, fora da escola.

Com muita ginástica e implicando trabalho extra, abriu espaço para mais uma hora de apoio para a nossa menina, onde também nós teremos participação.

Ficámos muitíssimo felizes e agradecidos a esta grande profissional. Não sei se será característica comum entre todos eles, a verdade é que todas as educadoras e terapeutas que se têm cruzado no caminho da Cathy têm sido excelentes pessoas que ficarão para sempre no nosso coração.

07/12/07

Upa!

Hoje o nosso macaquinho voltou a partilhar a cama connosco.

À parte de todas as desvantagens, teve uma grande vantagem, é que quando acordou, pos-se de pé na cama, sem qualquer apoio. Rabinho para cima e, upa, levantou as mãos e endireitou-se.

Adorei!

Vá-se lá entender...

De vez em quando, a Cathy surpreende-me.

Esta semana, por duas vezes fartou-se de chorar porque um vizinho não seguiu caminho connosco.

A primeira vez, foi um que entrou juntamente connosco no prédio mas apanhou o elevador. Ela queria à força que o coitado saísse do elevador e fosse para nossa casa LOL. A pensar que pudesse estar a confundir com o pai tentei que ela o visse bem e disse “não é o papá”.

Hoje, saí com a Cathy ao mesmo tempo que outro casal e quando a Cathy vê a vizinha a afastar-se, desata a chorar e foi um caso sério para a meter no carro. Aí não havia desculpa para estar a confundir com o pai ;) ela ia de saia. Por acaso a determinada altura a vizinha volta-se para trás e faz adeus. Coincidência ou não, foi quando acalmou.

O giro mesmo é que além do Bom dia e Boa tarde, não temos qualquer confiança com os vizinhos, porquê a dificuldade de separação?

05/12/07

Xi-xis & crises

Ontem pela primeira vez, a Cathy descuidou-se e fez xi-xi no carro, ao regressar da escola.

Não quis ir para a casa de banho mal chegou a casa, e enquanto o pai a despia, limpava e voltava a vestir, só chorava, berrava e esperneava. Quando finalmente os dois conseguimos vestir-lhe as calças, ela volta a fazer xi-xi.

Ela continuava com a crise e eu questionei-me porque seria, uma vez que nós não a repreendemos e estávamos a falar de modo calmo (embora a gritar por dentro, porque já estávamos a ficar atrasados para a hidroterapia).

Embora me parecesse pouco provável, lembrei-me de tentar novamente levá-la à casa de banho. Ela foi mas não se queria sentar no bacio e no entanto, de vez em quando lá escorria um pouco de xi-xi pelas pernas. Depois de muito hesitar, sentou-se e parecia uma torneira. Limpei-a, vesti-a e ficou feliz da vida...

Agora parece-me óbvio, mas na altura não foi assim tão fácil compreender o motivo da crise. É difícil mantermos o discernimento face a situações destas porque nós próprios temos de conseguir lidar com a frustração de não sermos super-pais, não conseguirmos adivinhar todas as necessidades da Cathy e não sabermos o que fazer.

Um problema mantém-se (para não falar na falta de uma frase simples “quero xi-xi”) porquê esta retenção de xi-xi? De Domingo à noite para Segunda ela não fez mais que umas pingas o dia todo, só voltou a fazer xi-xi na noite de Segunda para Terça, enquanto dormia. Ontem, para ter feito meio penico de xi-xi, é porque esteve imenso tempo a reter novamente. Isto não pode ser normal e não é nada bom.