31/10/07

Hidroterapia

A hidroterapia está agora a correr muito melhor. Ela ainda não colabora com o que lhe pedimos para fazer, está ainda em fase de adaptação, mas já está muito menos tensa, já consegue fluir com a água e temos momentos lindos entre mãe e filha na piscina. Estou a adorar!

Para já, estamos a tentar que ela sopre dentro de água, para evitar que beba metade da piscina. Ontem a terapeuta sugeriu que eu cantasse para a Cathy e que substituísse parte da canção com sopros. Ela não me imitou, mas ria-se perdidamente cada vez que eu interrompia a música para soprar, olhando-me fixamente olhos nos olhos por muito tempo.

Mais uma vez, o anjinho da guarda arranjou as coisas para que conseguíssemos a vaga na piscina para duas vezes por semana, foi por um triz que não nos escapou.

O arranque (tardio) do ano lectivo

Só agora, em Novembro, é que a Cathy vai começar com os apoios da terapeuta e da educadora do ensino especial.

Devo-me alegrar por pelo menos os ter garantido este ano, mas é tão pouco tempo... duas horas com a educadora e só uma com a terapeuta. Sabendo que todo o apoio é pouco e que a Cathy tem tanto para dar, fico triste com uma resposta tão escassa.

Não tenho dúvidas que ambas se hão-de dedicar à Cathy, é pena no entanto que a educadora seja tão nova. Não é desprezar o que não conheco, simplesmente é necessária muita experiência para ajudar uma criança do espectro do autismo, e pulso também.

Queira Deus que se revelem mais dois anjos que a têm à guarda, que na verdade, é o que tem acontecido com os profissionais que nos têm cruzado o caminho. Todos se dedicam imenso à Cathy e têm contribuído para o desenvolvimento dela.

17/10/07

Dá!

Se não os podes vencer, junta-te a eles.

Foi mais ou menos este o meu lema.

Como o Tiago insiste em ir para a casa de banho comigo, e há sempre uma porta que eu não o consigo impedir de abrir, optei por o deixar despejar o armário mas de certo modo a meu pedido. À medida que ele tirava as coisas, eu pedia, ele ia dando e eu arrumava em cima do lavatório. Só precisei de pedir 2 ou 3 vezes e depois foi giro porque ele ia dizendo “Dá” e ia-me dando tudo o que de lá tirava.

No fim acaba por ser bem mais fácil porque ele entretem-se e eu só tenho de voltar a por tudo lá para dentro, mas sem precisar de estar de rabo para o ar a apanhar as coisas do chão ;)

11/10/07

Será possível?

Será possível que o Tiago só esteja bem a fazer asneiras?

Este menino está impossível. Só mexe onde não pode e é mesmo para me desafiar. Já experimentei deixá-lo estar a fazer a asneira e como não digo nada, perde a graça. É sacaninha ou não?

Esta tactica só não resultou à pouco. Por mais que o tentasse impedir de abrir as portas do armário da casa de banho, ele voltava lá e acabou por descobrir que eu não o conseguia impedir de abrir uma das portas porque estava mais longe do meu raio de acção (pois... eu estava com dor de barriga). Então desisti para ver se ele se fartava depressa mas não fartou e conseguiu derramar um frasco de sabonete líquido :(

Voltou a ter crises de choro enormes, que não dá para controlar. Ontem e hoje só sossegou com a mama. Eu cedo porque não é um choro de mimo, ele ou está com dores ou com um grande mal estar por causa das borbulhas que são imensas. Parece um crispy diz o papá, tadinho...

08/10/07

Hidroterapia

A Cathy já teve a 1ª aula de hidroterapia, ou natação como costumo dizer, embora não seja o mesmo.

Não correu nada bem. Foi uma pena termos parado no ano passado com a natação que ela já tinha frequentado entre os 18 e os 28 meses. Nessa altura, ela já tolerava mergulhar com a cabeça toda debaixo de água e já achava piada a saltar para dentro de água. Agora, a menos que seja uma piscina com água pela cintura (dela), ela nega-se a entrar.

Caí na asneira de pegar nela ao colo e entrar na piscina. Ainda tenho as crostas dos arranhões que ela me fez no pescoço, deseperada por sair da piscina e quando conseguiu, não quis voltar a entrar, muito embora lá para o final da aula já mostrasse uma grande curiosidade pela brincadeira do seu companheiro, que parecia um peixe na água.

Na próxima quarta-feira lá estaremos, que eu não desisto facilmente, mas desta vez não a vou forçar. Quem sabe não toma ela a iniciativa de entrar na água, ou, pelo menos de querer fazer "tchap-tchap" com os pés.

Varicela - Parte II

O Tiago já tinha conseguido fazer muitas fintas à varicela, mas desta vez ela apanhou-o mesmo. Tadinho, e como vingança está a atacá-lo forte. Tem o corpo numa lástima.

Agora só podemos deixar o tempo correr, até que seque a última borbulhinha para o rapaz ficar fino.