24/09/07

Wake me up when September ends

É crónico este meu sentimento, desde 2005.

Deve ser perseguição minha, mas tenho tido esta sensação desde que esta música foi editada e este ano não foi diferente.

Estou desejosa que acabe o mês e que Outubro arranque com os apoios que preciso para a Cathy: terapeuta, ensino especial, natação...

Se realmente é verdade que ela anda calminha e bem disposta na escola, então não percebo. Calculo que esteja a interiorizar tudo e a ganhar forças para despejar a frustração em cima de nós quando chega a casa. Ou são só ciúmes? Ou sou eu que ando paranóica?

É aguardar. É colocar nas mãos de Deus como tenho feito, mas fico sempre na dúvida se não tenho de fazer mais.

Doentinhos

A semana passada foi de molho para a Cathy e para o Tiaguinho.

Começou por ela, na 2ª à noite. Depois do banho pareceu-me ver num relance os lábios dela roxos mas achei que só poderia ser impressão minha e nem pensei mais no assunto. Depois do jantar deliciei-me porque ela estava na nossa cama e quando me aproximei ela deitou-se ao pé de mim e deixou-me ficar que tempos agarrada a ela a dar-lhe miminhos. É algo raro que eu adorei, até porque de véspera me tinha irritado bastante com ela ao ponto de só me apetecer chorar de frustração. Mas passado um bocado, comecei a achar que a esmola estava a ser de mais, ela parecia estar quente e estava mesmo. Não há dúvida que, para a Cathy estar mimoquinha algo tem de estar mal.

Acabou por ser uma febrita de nada, que a impediu de ir 2 dias à escola e me deu a oportunidade de ficar esse tempo todo com ela.
Já com a Cathy a prometer estar fina para ir à escola no dia seguinte, telefona-me a Fátima. O Tiaguinho estava com 38,5 ºC... Ora bolas!

Fiquei com ele na 5ª mas tive mesmo de ir trabalhar 6ª feira, muuuito contrariada como é óbvio. A febre ao Tiago atacou bem mais, mas lá deu tréguas no Sábado. No Domingo o meu bebé parecia um bicho quando acordou. Fomos ao CATUS, claro, trata-se de um exantema súbito que é normal após um quadro de febre. Custou-me imenso deixar hoje o Tiago na creche, cheio de mimo e borbulhinhas e a sentir-me a maior cara de pau a dizer à Fátima que são umas borbulhitas de nada e que ele pode lá ficar sem problemas.

Cada vez me custa mais vir trabalhar para um sítio que não me motiva e deixar os meus filhotes quando sei que estavam melhor comigo...

11/09/07

1 ano de ti. Parabéns filho lindo!

Tiago,

Meu filhote, hoje faz um ano que nasceste. Estes últimos dias tenho-os todos registados: no dia 8 fez um ano que dei entrada na maternidade para uma cesareana programada. Por excesso de nascimentos, fomos ficando para trás e lá tive eu de passar o fim de semana na maternidade, nascerias na segunda-feira porque ao fim de semana só se atendem urgências. Quando descobri que dia 11 era feriado na Amadora fiquei fula porque teria de esperar ainda mais um dia para te conhecer mas logo após o pequeno almoço, uma enfermeira disse “Mamã, não coma mais nada que a sua cesareana é à 16 h”. Feliz da vida, até vomitava o pequeno almoço se assim pudesse antecipar o teu nascimento.

Nasceste às 16.56 h. Mal me puseram ao pé de ti, enchi-te de beijos e irritei-me porque tinha as mãos presas e não te pude abraçar, mas foi tão bom.

No recobro já não estava a perceber porque é que lá estava há tanto tempo e não te vinham trazer para ao pé de mim. Reparei em alguns zum-zuns, havia um bebé que não conseguia respirar bem. “Coitado” pensei eu. Um pouco depois, estavam 2 enfermeiras perto da minha cama a comentar que o bebé não estava bem quando se apercebem que eu estava a olhar para elas e calam-se. “O que se passa? Há algum problema com o meu bebé?” perguntei muito a medo. Uma delas aproxima-se de mim e beija-me na testa. “Está tudo bem mamã, não se preocupe”. Pois sim, está mas é tudo mal e nunca imaginei que poderia estar numa situação destas.

O que realmente interessa, é que agora tu és um menino saudável, esperto e com um desenvolvimento em tudo normal, mas aqueles 15 dias na maternidade, nunca os hei-de esquecer. Quando dizemos que o que interessa é que nascam perfeitos e com saúde, é de uma forma tão automática que o contrário nem nos passa pela cabeça.

Tiaguinho, amo-te muito e a felicidade é ter-te ao meu lado. É por vezes aborrecido ver-te tão agarrado a mim, mas esse teu amor é a maior prenda que me podes dar.

Parabéns meu filho!

07/09/07

Coração sempre apertado

Hoje fui levar a Cathy à escola. A Marisa mostrou-me toda feliz, o cantinho que estava arranjar para a Cathy, seguindo o método TEACCH e já estava a trabalhar para o horário de parede que permite estruturar o dia-a-dia da Cathy para ela se sentir mais orientada.

Quer resulte, quer não, fiquei feliz, porque isto mostra que a Marisa está empenhada no trabalho com a Cathy. Acredito que ela se tenha informado bastante sobre a problemática do autismo durante as férias (confidenciou-me que tinha receio que a Cathy não a aceitasse bem) e foi bom ver que ela tem autonomia suficiente para tentar implementar alguns métodos recomendados, mesmo antes de vir o apoio da educadora do ensino especial.

Além disso, referiram que a Cathy está a comer muito melhor sozinha e que o 2º prato está a ter melhor aceitação (em casa está a ser ao contrário, por um ataque de ciumeira aguda, penso eu).
O que me deixou triste, reparo agora que mesmo de rastos, foi aperceber-me que ela lá não está a falar absolutamente nada. Em casa farta-se de dizer o nome dos objectos e já tem um grande repertório. Gosta de apontar para a janela, telecisão, sofá, etc. e dizer o seu nome mas, aparentemente na escola nunca o fez e fiquei triste porque gostava de saber o porquê, uma vez que pelo que me parece, a adaptação à nova sala e educadora pareceu-me ser bastante boa.

04/09/07




De volta à escola

Para a Cathy o dia ontem foi de regresso, mas com algumas mudanças. Ao mudar de sala, mudou também de piso e a Fátima deixou de ser a educadora dela (passou para o Tiago). Estava com algum receio da reacção dela.

Não errámos quando estávamos à espera que ela quisesse subir ao 2º piso e teve de fazer o corredor ao colo porque puxava-nos para o outro lado.

Mal abrimos a porta, ouvimos um grito “CATARINA!!!!” e correram os amiguinhos todos para ela. Foi tão bom. Ela ficou atrapalhada com a recepção, mas foi logo sala dentro, para o local dos brinquedos e nem olhou mais para nós de entretida que estava.

Demos os nossos recados à Marisa, que de qualquer das formas já a conhecia bem e acabámos por ir embora descansados.

No balanço do dia, a surpresa é que o xi-xi foi feito na sanitinha de criança. Sim, daquelas em que a Cathy se recusa a sentar quando vou à casa de banho das crianças no Shopping.

O 1º dia na escola

Hoje foi o 1º dia de escola “a sério” para o Tiaguinho, ontem só lá esteve uma hora, para se ambientar. As instalações estão a estrear, e há ainda alguns pormenores a ajustar, ex. ainda estão à espera da linha telefónica :(. Assim, pedi ao Johny para lá ir depois do almoço e fazer o relatório.

O Tiago chorou um pouco disse a Fátima (imagino esse pouco...), comeu muito bem a sopa e o 2º prato (Whati? Eu nunca lhe tinha dado o 2º prato, mas que besta que sou) e estava a dormir.

Então o relatório até foi positivo, e uma outra revolução em casa está prestes a começar. Estava à espera que o Tiago começasse a comer o 2º prato para incentivar a Cathy, mas não para tão cedo. Tenho decididamente que rever a minha rotina, porque nem sempre tenho o 2º prato para a Cathy e isso não me aborrecia muito, era menos uma guerra que a gente tinha.

E tenho boas novas para hoje. É que acordei às 7 h (ou melhor, a Cathy acordou) e perguntei ao João quantas vezes tinha ido ajeitar o Tiaguinho. “Nenhuma” foi a resposta dele.
Milagre! O Tiago dormiu a noite toda. Espero que assim se repita por muuuuitas noites.

03/09/07

Ronda nocturna

5 a.m. – Depois de o pai já ter ido ao quarto n vezes, o Tiago acorda aos berros. De já bem escaldados que estamos, tiramo-lo logo do quarto que partilha com a Cathy e vamos para a sala (o sítio mais afastado do quarto).
Viramos o Tiago para cima, para baixo, damos pulinhos, cantamos e ele... aos berros.
Água? Também não resulta.
Chucha? Irrita-o de tal forma que ainda berra mais e esbraceja, dá murros, mete a língua de fora para nem sequer conseguirmos meter-lha na boca.
Mama? Confesso que já tentei, mas só resulta no momento, mal eu lha tiro, o berreiro recomeça.
Tentar distraí-lo? Resultou, mais ou menos... Olha lá fora os carros! Ohhh tão lindos! Shhhh bebé, vá lá. Agora já queres a chucha?
Lá se acalma, encosta a cabecinha no meu ombro e fica assim um tempito, até que voltam os berros e a fúria.
Entretanto – A Cathy acorda com o granel na outra ponta da casa (pois, não é muito grande, não) e lá vai o pai tentar adormecê-la.

6 e tal a.m. – O Tiago finalmente arrocha. A Cathy está acordada.
Como ontem tinha sido ao contrário, troquei o pai pela filha e a Cathy ficou aos pulos na cama, enquanto eu descansavo o que podia, com os olhos fechados.

7.20 a.m. – Toca o despertador. Apalpo a fralda da Cathy que estava seca e vamos as duas para a casa de banho. Ela faz o xi-xi dela e levo-a novamente para a minha cama, enquanto vou tomar banho.

8 h – Tudo dorme menos eu. Tinha tempo, deitei-me no sofá de toalha enrolada na cabeça para aproveitar um momento tão raro de tranquilidade.

8.15 h – Acaba-se o sossego.

Tem sido assim. Só variam as horas. As birras nocturnas do Tiago têm vindo a aumentar de dia para dia, desde o início de Agosto. Já não sei se é mimo, dentes, calor, sede, dores, eu sei lá. Ele chora mesmo desalmadamente e irritado, pelo que me parece dores. Mas que dores são essas que vêm tão de repente e não existem de dia? Serão cólicas? Será mesmo dos dentes?

Estas crises só por si já são más, mas ainda por cima a Cathy acaba também por sofrer com elas porque acorda. Se forem ainda umas 3 da manhã, ela ainda está cansada e acaba por adormecer, mas lá pelas 6, ela já se sente fresca o suficiente para achar que o dia já começou.

Eu e o João? Lá nos aguentamos, a dormir 4/5 h por noite.