30/12/06

Reflexão

Nos primeiros minutos do ano que ainda corre, depois de festejar efusivamente, retirei-me um pouco do clima de festa para reflectir. O João apareceu pouco depois e eu confidenciei-lhe que não sabia se havia de pedir que a Cathy não tivesse na verdade problema nenhum, ou para que o filho que já poderia estar na minha barriga nascesse saudável.

Ele foi bastante prático, claro. Que pedisse pela Cathy porque ela já era real e nada me dizia que estivesse grávida, logo à primeira tentativa.

Acabei por pedir pelos dois. No íntimo, sabia que já tinha um ser de cerca de 2 semanas a crescer dentro de mim.

Sem esquecer todos os problemas iniciais, acho que posso dizer que o Tiago nasceu saudável. Sei que tenho de ter cuidados redobrados com ele, os pulmões podem estar mais sensíveis e ainda não se livrou da anemia.

Quanto à Cathy, depois de um ano inteiro a ser vista por diversos especialistas, os meus medos confirmaram-se e este ano não me apetece comemorar a passagem de ano. Estou sem força anímica, sinto-me impotente e permanentemente em dívida para com a minha menina. Tenho a sensação que passo 90 % do tempo com o Tiago e os restantes 10 % que tento passar com ela nem sempre são pacíficos, ou porque não quero que ela ponha tudo na boca, ou porque me enerva ela estar sempre a olhar para as mãos, ou porque simplesmente muitas vezes, eu estou lá mas ela nem olha para mim.

Tenho esperança, claro. Às vezes tudo parece negro demais mas, se calhar, algumas horas de sono ajudar-me-iam a serenar.

Tenho na minha vida dois seres mais importantes do que tudo o resto à face da Terra, e são para eles as minhas preces. Que Deus lhes dê saúde e felicidade e me ajude a ajudá-los.

21/12/06

Ana Clara

E hoje foi o nascimento da Ana Clara. Nasceu às 12.30 h, com 3,490 kg (!).

Bem grande esta minha sobrinha, e linda, com umas bochechas enormes. Tive o privilégio de lhe cortar as unhas e foi tão bom pegar novamente num recém-nascido. Custa a acreditar como eles crescem tão depressa. O Tiago só tem 3 meses e a diferença para a prima já é abismal.

Minha fofa, tudo de bom para ti, quero ver-te a crescer junto do Tiago e da Cathy, amigos para a vida.

(E como é que me vou arranjar para sair com os 3? As cadeirinhas não cabem todas no banco traseiro. Acho que a família vai ter de arranjar um mini-autocarro).

18/12/06

Trrriiiiim!

Já há bastante tempo que eu tento com a Cathy a brincadeira de tocar no nariz (no meu e no dela), como se fosse uma campainha e ela nunca ligou nem achou graça. No Sábado, pela primeira vez ela riu-se quando eu toquei no meu nariz e fez o mesmo com o dela. Fiquei super-feliz, são estas imitações que nós temos de encorajar para a ajudar no seu desenvolvimento.

Outra novidade, é que ela já imita o som de um porquinho (é fácil, é só cantar a música "Fui de visita à minha Tia a Marrocos"). Também já a ouviram a cacarejar mas ainda não me deu esse prazer.

15/12/06

Pirilampo

Ontem foi a festa de Natal na escolinha da Cathy. O mano teve de ficar com a avó e nós lá fomos ver o que ia sair dali. Tivemos de arranjar roupa preta para ela vestir, uma lanterna pequena e uns collants de senhora pretos e outros da cor da pele ???


O pai apostava no pirilampo e eu numa abelha. É claro que quem ganhou foi o pai :)

Antes de a festa começar, já sentada no auditório, as lágrimas teimavam a encher-me os olhos mas depois foi tudo tão divertido que nem me lembrei mais de lamechices.

Depois de uma engraçada demonstração de Karaté, no cenário de um bosque, começou a decorrer a história que eu nem ouvi, porque o que interessava era ver os meninos. Os bebés do berçário eram lindos coelhinhos a brincar pelo bosque, no 1º parque, eram borboletas e a sala da Cathy apareceu quando escureceu no bosque. Com as luzes apagadas, entraram uns pirilampos muito bem dispostos com os rabiosques iluminados :) Estavam tããão giros!

A Cathy estava muito bem disposta quando a fomos buscar. Como o tempo estava simpático ainda deu para parar um pouco no parque. Foi bom!

13/12/06

Constipadinho :(

O Tiago está muito constipadinho :(

Com a pneumonia que ele teve ao nascer, fico com muito medo que a "coisa" se complique mais do que seria de esperar. Ontem fui à médica e, por enquanto, descansou-me.

Espero que passe rápido porque ainda por cima, ele não tem aumentado de peso como devia e agora com a constipação está a mamar muito pouco. Que raiva!

Amanhã é a festa de Natal da Cathy e só um de nós é que pode ir. Quero ir eu, claro. Vamos lá a ver se o horário das mamadas não vai estragar os planos.