29/09/06

Como quem não quer a coisa...

A Cathy tem demonstrado uma grande indiferença face ao Tiago. Nós aproximamo-lo dela, vamos falando que é o mano, o bebé, etc. e ela nem sequer olha.

Hoje, por duas vezes, surpreendi-a de roda do mano (a uma distância segura, claro) quando nem eu nem o pai estávamos por perto. Assim que ela me sentiu, pelas duas vezes, saiu logo de lá e foi à brincadeira dela.

Aleluia!!!

Finalmente, hoje, algures entre as 5 e as 8 da manhã, caiu o bendito cordão umbilical ao Tiago.

O toco costuma cair nas primeiras 2 semanas e, se ainda não o tiver feito às 3 semanas, é sinal que algo está mal. Já estava a ficar levemente paranóica, ontem fartei-me de cheirar o dito cujo para me certificar que não estava infectado.

Menos uma coisa em que pensar ;)

27/09/06

Vai uma corrida?

Enquanto estive internada à espera que me chamassem para fazer a cesariana, tive tempo para ler o Diário de um Mago do Paulo Coelho.

Nem a propósito, um dos exercícios da Prática de RAM é o Exercício da Velocidade e consiste em andar muito lentamente, por mais que queiramos chegar ao destino.

Lembrei-me desse exercício depois da cesariana, sempre que me deslocava lentamente de um lado para o outro. Ainda desafiei uma companheira de quarto para uma corrida (e arrependi-me porque disse a piada e tive de me rir, e sim, doi um bocado rir 2 dias depois da operação).

Não consegui também evitar súbitas convulsões de riso quando fui pelo meu pé a 1ª vez ver o Tiago à UCIN. Ia de braço dado com o João, ele lá me acompanhava em passinhos de bebé e eu só conseguia ver o rídiculo da lentidão com que avançávamos LOL
"Devagar se vai ao longe" foi a frase que eu mais ouvi nesses dias e eu lá ripostava que queria apreciar bem a vista. Há que manter o bom humor ;)

26/09/06

Tiago

Depois de um fim de semana inteiro à espera, internada no hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra para os amigos), chamaram-me para fazer a cesariana na tarde de 11 de Setembro.

Às 16.56, nasceu o Tiago, com 3,430 kg e 50 cm de comprimento. Bem grandote, se formos a comparar com a mana que veio ao mundo com 2,875 kg e 47 cm.

Infelizmente, nem tudo correu bem e o Tiaguito nasceu com dificuldades respiratórias, ao que parece, embora já tivesse quase 40 semanas, havia alguma imaturidade a nível pulmonar, o Tiago não sabia bem o que fazer com os pulmões e gemia ao respirar "às vezes os bebés nascem bobinhos" foi como a médica que o recebeu neste mundo me explicou. O primeiro diagnóstico foi de pneumonia e ficou na unidade de cuidados intensivos de neonatologia.

Foi para mim uma noite terrível, atormentada por dores físicas e psicológicas. Só pedia para ser eu a sofrer tudo, no lugar do Tiago e não sabia o que pensar.

Só quando o João me veio ver, é que pude ir ter com o meu filhote. As fotos que ele tirou, antes preferia esquecer mas ele diz que é disparate meu e talvez tenha razão. Foi uma batalha que o Tiago superou, portanto há que recordar com alegria. Mesmo com aqueles fios todos, dei-lhe de mamar e ele pegou no peito assim que o aproximei da boquinha dele (que alegria!)

A mancha que existia nos pulmões foi-se reduzindo e, ao fim de 9 ou 10 dias já tinha desaparecido. Mesmo assim, tivemos de continuar com o antibiótico até se completarem 14 dias e neste aspecto posso dizer que o pessoal do Amadora-Sintra não facilita mesmo. Durante este tempo de internamento, descobriu-se que o Tiago estava com anemia e agora está a tomar Folicil. Mais tarde veremos se será congénito ou se foi apenas causada pela drenagem em excesso de sangue pelo cordão umbilical.

Já comigo no serviço de obstetrícia, o meu anjinho estava assim:



Foram dias complicados, com grandes oscilações de humor e obviamente comigo a culpar-me de tudo. Deveria ter tido uma gravidez bem mais calma e ter evitado certos aborrecimentos. Gostava tanto de ter 3 filhos e agora nem sou capaz de pensar em conceber um terceiro, tal é o medo.

Entretanto, lembrei-me do sonho que descrevi no post anterior. Terá sido alguma espécie de premonição?